Chamada Escolar 2018 encerra na próxima segunda-feira

Chamada Escolar 2018 encerra na próxima segunda-feira

A próxima segunda-feira, dia 29, é o último dia para que os pais ou responsáveis de crianças em idade escolar e que estejam fora da escola possam fazer o cadastramento de seus filhos junto às unidades escolares da Rede Municipal de Ensino. A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação – Semed, iniciou a Chamada Escolar 2018 no Município no dia 1º deste mês. A cerimônia de lançamento da campanha foi realizada na Câmara Municipal de Vereadores, durante a 29º Sessão Ordinária da Casa de Leis.

A Chamada Escolar tem por objetivo realizar o cadastramento de novas vagas no Ensino Público para o ano letivo de 2019 visando o planejamento para atender a demanda escolar para o Ensino Infantil, Educação Fundamental e Educação de Jovens e Adultos – EJA, modalidades ofertadas pela Rede Municipal de Ensino. O público-alvo da campanha, portanto, são crianças de 0 a 5 anos, crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, adolescentes acima de 15 anos e adultos que estão fora da escola.

A Secretaria de Educação tem realizado este cadastramento nas 33 instituições de ensino da Rede Municipal utilizando o Sistema Educar-Lex, tanto para o registro dos cadastros quanto para a efetivação das matrículas. Estão sendo cadastrados alunos da última etapa da Pré-Escola (área urbana e rural) e do 5º ano do Ensino Fundamental (área Rural) que pretendam permanecer na Rede Municipal de Ensino; alunos da Pré-Escola matriculados em instituições particulares/conveniadas com idade de 5 anos completos ou a completar até 31 de dezembro deste ano candidatos ao ingresso do Ensino Fundamental público; crianças que não frequentaram a Pré-Escola e que tenham idade a partir dos 6 anos completos ou a completar até 31 de dezembro deste ano; crianças, adolescentes, jovens e adultos que se encontram fora da escola e que são candidatos a matricularem-se em escolas públicas em quaisquer das etapas da Educação Infantil e em quaisquer dos anos ou séries do Ensino Fundamental.

“Infelizmente, em levantamento prévio que fizemos, o número de cadastros ainda está aquém do que esperávamos, pois Ji-Paraná passa por um processo de expansão há algum tempo, com novos bairros surgindo em decorrência de projetos imobiliários residenciais, e parece ser lógico o aumento da demanda por vagas nas escolas para o próximo ano. Sabemos que o País passa por um momento político impar e que as atenções estão voltadas para as eleições do próximo domingo, mas penso que tão ou mais importantes que a política seja a educação dos filhos. A nossa organização para o ano letivo de 2019 depende também que tenhamos estes números”, explicou a secretária de Educação de Ji-Paraná, Leiva Custódio Pereira. 

Fonte: Decom Ji-Paraná
Publicada em 26 de October de 2018 às 14:54

 

Leia Também

Ações de preservação ambiental e combate às queimadas são intensificadas pelo governo de RO na Bacia do Rio Araras

Entre as iniciativas destacam-se campanhas educativas sobre o uso racional da água e a importância da conservação ambiental

Governo de RO realiza cerimônia de lançamento da colheita do café no próximo sábado, 17, em São Miguel do Guaporé

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, cada grão colhido representa o esforço de famílias inteiras, que com coragem e dedicação fazem do nosso café um dos melhores do país.

Prefeitura de Porto Velho reverte decisão sobre compra de cascalho

Realizado em 2024, o Pregão Eletrônico foi alvo de denúncia de sobrepreço

Contrato do lixo passa por remodelagem após decisão do TCE/RO

O TCE/RO apontou “erros insanáveis” no contrato firmado pela gestão passada

Envie seu Comentário