Centro de Referência em saúde da mulher realiza palestras e exames

Centro de Referência em saúde da mulher realiza palestras e exames

A prevenção e o tratamento precoce do câncer de mama e do colo de útero foram o foco da atividade alusiva ao Outubro Rosa realizada no Centro de Referência em Saúde da Mulher (CRSM), nesta quarta-feira, 17. A ação foi promovida pela Secretaria de Saúde de Porto Velho (Semusa), via Departamento de Média e Alta Complexidade.

Depois da palestra com o médico ginecologista Gustavo Brito, as mulheres fizeram coleta de preventivo e avaliação para mamografia. Cerca duzentas mulheres foram atendidas pela equipe multidisciplinar com orientações e agendamento para o exame de mamografia no Centro de Especialidades Médicas.

“O CRSM é um complexo que oferece as mulheres acompanhamento e tratamento para mulheres com lesões de baixo e alto grau do colo do útero”, explicou o secretário adjunto da pasta da Saúde, Marcus Vinícius de Oliveira.

Neste local também é realizada a colposcopia (avaliação detalhada do colo do útero), biópsia e atendimento com mastologista. Esse atendimento ocorre após a paciente ser atendida na atenção básica à mulher e necessitar de uma avaliação mais específica com especialista em alterações da mama.

Além de acompanhamento de pré-natal de alto risco e planejamento familiar, é realizado também nesse espaço a inserção do DIU, que pode ser feito através de agendamento na unidade básica de saúde. É disponibilizado ainda os procedimentos de laqueadura e vasectomia - agendados diretamente no centro de referência.

Fonte: Comdecom
Publicada em 19 de October de 2018 às 10:19

 

Leia Também

Regularização fundiária rural é impulsionada pelo Governo de RO com a disponibilização de servidores

Governo do estado colocou à disposição do Incra em Rondônia, 68 servidores para fazer regularização fundiária rural

Nota de Esclarecimento - Instituto de Pesquisa Brasil Dados

O Instituto Brasil Dados, empresa com 20 anos de atuação no ramo de pesquisa eleitoral em Rondônia, vem a público esclarecer informações divulgadas na manhã desta quarta-feira (18) pelo site Fronteira 364, envolvendo seu representante, Frank Almeida, e o candidato a prefeito Affonso Cândido de Ji-Paraná.

R$ 2,5 milhões destinados ao Programa de Aquisição de Alimentos beneficiam aproximadamente 300 produtores indígenas, em Rondônia

Programa irá beneficiar aproximadamente 300 produtores rurais indígenas e de povos tradicionais com a aquisição de alimentos em comunidades do estado

Ações de prevenção às queimadas e preservação ambiental são realizadas pelo governo de RO, no Vale do Jamari

As ações visam ofertar atividades educativas, as quais incentivam os cuidados com o meio ambiente

Envie seu Comentário