Com uma população estimada em mais de 124 mil habitantes, o segundo maior município de Rondônia, Ji-Paraná, está sendo contemplado com 768 vagas para 21 cursos de capacitação profissional, gratuitos, ofertados nesta primeira etapa do programa Vencer. Lançado pelo Governo do Estado em janeiro deste ano, o programa tem por objetivo preparar para o mercado de trabalho, anualmente, 10 mil pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, a partir dos 16 anos de idade.
O programa Vencer tem iniciativa da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas). O governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou a importância do programa, por possibilitar a capacitação profissional de até duas pessoas por família, e cada uma receberá auxílio mensal de R$ 200 durante um ano. “Vale salientar que, após a conclusão do curso, cada participante será contemplado com um kit, contendo todas as ferramentas necessárias para começar a trabalhar e fazer sua própria renda”, ressaltou.
Para fazer a inscrição até 2 de outubro, no site https://rondoniasocial.ro.gov.br/, além da idade mínima de 16 anos, é preciso:
Fazem parte do público prioritário, com acesso direto ao programa, as mulheres inseridas no programa estadual Mulher Protegida, catadores de materiais recicláveis, Pessoa com Deficiência (PcD) e mães atípicas, independente da renda.
Os cursos cujas turmas já estão fechadas são: Assistente Financeiro; Cabeleireiro; Maquiador/Designer de Cílios e Sobrancelhas; Operador de Computador e Técnico em Estética; sendo este último, o único que exige idade a partir dos 18 anos.
Há vagas abertas para os seguintes cursos:
Fonte: Secom - Rondônia
Publicada em 26 de April de 2024 às 08:33