Campanha contra exploração sexual de crianças tem apoio de maratonistas

Campanha contra exploração sexual de crianças tem apoio de maratonistas

Com o objetivo de mobilizar a sociedade para combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria de Esportes e Turismo, realizou no último domingo (19), a primeira corrida Faça Bonito que contou com a participação de mais de 500 participantes, nas modalidades masculino, feminino e maratoninha, que é destinada às crianças.

Os atletas fizeram um percurso de cinco quilômetros percorrendo ruas e avenidas do centro  da cidade  e do bairro 2 de abril com a chegada e largada no ginásio de esportes Gerivaldão, onde todos os corredores receberam camisas, medalhas pela participação e os três primeiros lugares de cada modalidade receberam troféus.

A corrida Faça Bonito marcou o encerramento de uma série de atividades realizadas neste mês de maio, coordenadas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e pelo Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Família e Indivíduos (PAEFI), com palestras e mobilizações nas escolas, universidades e órgãos públicos visando a conscientização e informando como denunciar os agressores, por meio do disk 100, linha telefônica exclusiva para o combate ao abuso e exploração sexual.

O principal objetivo da campanha é fazer com que as famílias consigam evitar ou identificar o problema, massificando informações que podem contribuir para lidar com este tipo de crime. Este ano, a coordenação da Campanha, ampliou o leque de envolvimento social incluindo ações esportivas como forma de difundir as mensagens da campanha.

Para a secretária municipal de esporte e turismo, Seloi Totti, a violência contra crianças e adolescentes é um problema sério que requer a união de forças. “O esporte pode contribuir muito. Não há outro modo de avançarmos contra a exploração sexual, senão com a conscientização e apoio de todos”, comentou Seloi. 

A coordenadora da Campanha, Glécia Ranne Alves, explicou que a violência sexual praticada contra a criança e adolescente ocorrem por vários fatores de risco e vulnerabilidade e estão inseridos em diversos contextos como relações de geração, de gênero, de raça/etnia, de orientação sexual, de classe social e de condições econômicas.

“É importante para a família da vítima saber identificar este tipo de violência e tratar de forma adequada para evitar traumas e problemas psicológicos na vida adulta. Uma das orientações  é a observância comportamental dos filhos dentro de casa.  As crianças e adolescentes que sofrem o abuso sexual apresentam características em seu comportamento, podendo se tornar violentos, extremamente submissos, apresentar amadurecimento sexual precoce, demonstrar certo repúdio quanto a cenas de sexo e carícias, entre outras características”, informou Grécia. 

A Campanha Faça Bonito que já está em sua décima edição conta com a parceria de todos os órgãos do Poder Judiciário, Policia Civil, Policia Federal, Policia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Unimed, Hospital Candido Rondon, Sicoob, Boticário, Jicred, Eucatur, e as instituições de ensino: Unijipa, Unir, Ifro e as escolas municipais e estaduais.

Fonte: Assessoria 
Publicada em 20 de May de 2019 às 14:19

 

Leia Também

Prefeitura de Porto Velho Prorroga Inscrições para subcomissão técnica de Publicidade

Grupo será responsável pela análise de propostas em licitação para contratação de agência de publicidade

Presidente do TJRO reconhece o esforço de servidores da Central de Processos Eletrônicos

Em reunião na CPE, o desembargador agradeceu o empenho para melhorar os indicadores

CNJ abre consulta pública para contribuições à Política Nacional da Pessoa com Deficiência em Âmbito Judicial

Prazo para envio de sugestões segue até o dia 21 de julho

Inscrições para o 4º Exame Nacional da Magistratura começam nesta quinta, 10 - Saiba como requerer heteroidentificação

Saiba como requerer heteroidentificação

Envie seu Comentário