
A incidência de queimadas urbanas ocorrem principalmente pela queima de lixo doméstico e de folhas. Já na área rural, a maioria das queimadas está relacionada a limpeza de pastagem e abertura de novas áreas para o plantio agrícola.
A utilização dessa prática, além de aumentar a poluição do ar, causa danos às redes de energia e telefone, e ainda afeta a saúde da população, causando doenças respiratórias como asma e rinite.
Para evitar esses problemas, a Prefeitura de Porto Velho, por iniciativa da Subsecretária Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) lançará, nesta próxima sexta-feira (5/4), uma campanha de prevenção e combate às queimadas. O objetivo é sensibilizar o cidadão, por meio de ações socioeducativas, ecoblitz, entre outras, alertando para os riscos e perigos decorrentes das queimadas.
De acordo com subsecretário Robson Damasceno (Sema), não se trata apenas do dano ao meio ambiente que, na maioria dos casos, é irreversível, mas também do dano à saúde da população, que é igualmente grave.
Estatísticas apontam que, nesse período, aumentam os números de crianças e idosos nos postos de saúdes, devido consequência da umidade relativa e ar e a fumaça oriunda das queimadas. No período de maio a outubro, a Prefeitura intensificará, por meio da Brigada Municipal, as atividades de ações preventivas e de combate às queimadas.
Serviço
Lançamento de campanha contra queimadas
Data: Dia 5/4
Horário: 9h
Local: Parque Circuito - Av. Lauro Sodré nº 2983, bairro Nacional.
Programação:
- Cerimônia de lançamento da Campanha 2019;
- Exposição de equipamentos da Brigada Municipal;
- Apresentação de estatísticas dos índices da região;
- Ecoblitz, com alunos do Município e do Estado (em frente ao Parque Circuito);
- Carreata Ecológica
Comdecom
Fonte: Condecom
Publicada em 02 de April de 2019 às 09:22