Cafecau: apoio de Cirone Deiró viabiliza resgate da cultura do cacau em Cacoal

Cafecau: apoio de Cirone Deiró viabiliza resgate da cultura do cacau em Cacoal

A cidade de Cacoal tem passado nos últimos três anos por um processo de retomada da lavoura cacaueira. Esse trabalho começou a ser constituído em 2021 com a fundação do Movimento Pró Cacau, o qual foi idealizado para fortalecer e alavancar a cacauicultura no município. No último final de semana foi realizada a 3ª edição da Cafecau (Feira do Café e do Cacau) e os produtores rurais puderam expor seus produtos durante os três dias de feira.

A ação teve o objetivo de fortalecer a produção de cacau na região de Cacoal, visto que o nome do município teve origem na cultura em uma época que a região se destacava na cacauicultura.

O movimento conta com vários agentes comprometidos além de parceiros do agro. De acordo com a coordenadora do Movimento, engenheira agrônoma Sandra Rita Bartnik, um dos grandes parceiros do projeto tem sido o deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil). “Três anos atrás, o deputado Cirone colocou diversas mudas de cacau à disposição para que pudéssemos moldar o projeto e assim estabelecer mecanismos e ações para o incentivo e potencialização da produção”, destacou.


Movimento Pró Cacau tem contribuído com o resgate da cacauicultura em Cacoal (Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO)

Para Sandra Rita Bartnik, a Cafecau (Feira do Café e do Cacau) tinha a necessidade de ser criada para que os produtores pudessem expor sua produção e ao mesmo tempo fazer com que a população conhecesse os produtos feitos na região. E, agora, a feira chegou ao seu terceiro ano. “Era uma feira que estava perdida no calendário e as amêndoas de cacau eram comercializadas a um valor irrisório. A partir daí, o deputado Cirone Deiró passou a ajudar desde o início com a estruturação da Cafecau e isso é valioso, pois passamos a contar com produtores rurais e entusiastas, os quais passaram a integrar um grupo de trabalho”, frisou.

De acordo com Sandra Rita Bartnik, a Cafecau se consolidou e passou a ser uma vitrine aos expositores. “A partir do surgimento da Cafecau, duas chocolaterias surgiram, o que impulsionou os demais produtores a investirem cada vez mais, pois o produtor rural passou a observar que, se ele tiver uma boa amêndoa de cacau, ele terá público. Com planejamento das ações e fazendo o acompanhamento, o projeto foi consolidado e o trabalho só foi possível porque temos representantes políticos comprometidos que abraçaram essa causa. Essa foi uma união de esforços para recolocar Cacoal no cenário estadual, nacional e até internacional da cadeia produtiva do cacau e do chocolate”, ressaltou.

Fonte: ALE/RO
Publicada em 09 de July de 2024 às 13:55

 

Leia Também

Telefonia Móvel Avança em Rondônia com Atuação da Deputada Cristiane Lopes na Destinação de Recursos para Torres

Essas ações refletem um esforço contínuo da parlamentar em levar não apenas telecomunicações

Deputado Alex Redano indica implantação do Centro de Treinamento e Desporto Escolar

Indicação visa ampliar e fortalecer o desenvolvimento das atividades esportivas no ambiente escolar.

Deputado Cássio Gois cobra agilidade da Energisa para solucionar problemas de energia em Cacoal

a concessionária de energia precisa agir com urgência para melhorar a qualidade do serviço oferecido

Deputado Alan Queiroz destina R$ 320 mil para equipamentos agrícolas em Jaru

A emenda parlamentar traz benefícios aos produtores rurais da região.

Envie seu Comentário