Baixo nível do rio Madeira atinge cota que provoca restrição de navegação

Baixo nível do rio Madeira atinge cota que provoca restrição de navegação

Devido ao baixo nível do rio Madeira, a Delegacia Fluvial de Porto Velho emitiu portaria impondo restrições à navegação noturna para comboios, que nesta época são responsáveis pelo escoamento da produção agrícola com destino a Manaus.

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) informou segunda-feira (19) que, como resultado da vazante do Rio Madeira, o rio reduziu a níveis inferiores a cota de 4,0 metros quando medidas de restrição à navegação são implantadas pela Delegacia Fluvial de Porto Velho. A previsão foi divulgada no 7º Informe de Previsão e Monitoramento de Estiagem na bacia do Rio Madeira. O rio está na cota de 3,80 m. 

De acordo com o engenheiro hidrólogo da CPRM, Marcus Suassuna Santos,o monitoramento terá continuidade assim como a publicação de informes semanais até outubro quando deve iniciar a subida do rio. “O monitoramento e as previsões são importantes para prevenir situações de risco a navegação, pois a estiagem reduz as condições de navegabilidade no Estado de Rondônia”, alertou.

O Serviço Geológico do Brasil iniciou no dia 05/07 a operação de acompanhamento da estiagem da bacia do rio Madeira. Por meio de boletins semanais, estão sendo disponibilizados dados atualizados dos rios da região e a comparação desses níveis com o histórico de monitoramento, além de previsões de níveis para os 14 dias subsequentes. O acompanhamento abrange os rios Madeira, Abunã, Guaporé e Mamoré, nos municípios de Pimenteiras, Costa Marques, Guajará Mirim, Porto Velho e Nova Mamoré.

Os dados hidrológicos utilizados são provenientes da Rede Hidrometeorológica Nacional de responsabilidade da Agência Nacional de Águas (ANA), operada pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e demais parceiros. As previsões realizadas pelos engenheiros da CPRM são baseadas em modelos hidrológicos e estão sujeitas às incertezas inerentes aos mesmos. Os dados do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Madeira (SAH Rio Madeira), podem ser acessados em: sace.cprm.gov.br/madeira/.

Fonte: Assessoria CPRM
Publicada em 20 de August de 2019 às 15:12

 

Leia Também

Indústria cai 0,5% em maio e recua pelo segundo mês seguido

Pesquisa do IBGE aponta efeitos dos juros altos na perda de ritmo

Francesca Albanese apresentará relatório a Conselho da ONU

Dalai Lama contraria China e descarta escolha de sucessor por Pequim

China reiterou que tem de aprovar a reencarnação em ritual secular

Cursos gratuitos são oferecidos pela Escola do Legislativo durante a feira agropecuária de Buritis

A 8ª edição da Expobur será realizada entre os dias 2 e 6 de julho

Envie seu Comentário