Baixo nível do rio Madeira atinge cota que provoca restrição de navegação

Baixo nível do rio Madeira atinge cota que provoca restrição de navegação

Devido ao baixo nível do rio Madeira, a Delegacia Fluvial de Porto Velho emitiu portaria impondo restrições à navegação noturna para comboios, que nesta época são responsáveis pelo escoamento da produção agrícola com destino a Manaus.

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) informou segunda-feira (19) que, como resultado da vazante do Rio Madeira, o rio reduziu a níveis inferiores a cota de 4,0 metros quando medidas de restrição à navegação são implantadas pela Delegacia Fluvial de Porto Velho. A previsão foi divulgada no 7º Informe de Previsão e Monitoramento de Estiagem na bacia do Rio Madeira. O rio está na cota de 3,80 m. 

De acordo com o engenheiro hidrólogo da CPRM, Marcus Suassuna Santos,o monitoramento terá continuidade assim como a publicação de informes semanais até outubro quando deve iniciar a subida do rio. “O monitoramento e as previsões são importantes para prevenir situações de risco a navegação, pois a estiagem reduz as condições de navegabilidade no Estado de Rondônia”, alertou.

O Serviço Geológico do Brasil iniciou no dia 05/07 a operação de acompanhamento da estiagem da bacia do rio Madeira. Por meio de boletins semanais, estão sendo disponibilizados dados atualizados dos rios da região e a comparação desses níveis com o histórico de monitoramento, além de previsões de níveis para os 14 dias subsequentes. O acompanhamento abrange os rios Madeira, Abunã, Guaporé e Mamoré, nos municípios de Pimenteiras, Costa Marques, Guajará Mirim, Porto Velho e Nova Mamoré.

Os dados hidrológicos utilizados são provenientes da Rede Hidrometeorológica Nacional de responsabilidade da Agência Nacional de Águas (ANA), operada pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e demais parceiros. As previsões realizadas pelos engenheiros da CPRM são baseadas em modelos hidrológicos e estão sujeitas às incertezas inerentes aos mesmos. Os dados do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Madeira (SAH Rio Madeira), podem ser acessados em: sace.cprm.gov.br/madeira/.

Fonte: Assessoria CPRM
Publicada em 20 de agosto de 2019 às 15:12

 

Leia Também

Estudantes indígenas de Rondônia compartilham experiências etnoculturais na 2ª edição da Maloca

Ao todo, 25 etnias representadas pelos estudantes indígenas de municípios se inscreveram para participar do evento

Rondônia realiza primeiro transplante ósseo da região Norte

A intervenção cirúrgica teve duração de três horas e envolveu uma equipe multidisciplinar

Publicado resultado final do processo seletivo para contratação de professores Classe C, cuidador e intérprete de Libras

Os candidatos devem estar atentos à publicação do Edital de Convocação, no Portal do Governo ou no Diof, nos próximos dias

Mísseis israelenses atingem o Irã, diz TV

Explosões foram ouvidas perto do Aeroporto Central da cidade de Isfahan, a 450 quilômetros da capital Teerã

Envie seu Comentário