Audiências para elaboração da LDO iniciam nesta quinta-feira, 14

Audiências para elaboração da LDO iniciam nesta quinta-feira, 14

A Prefeitura de Porto Velho inicia, nesta quinta-feira (14/3), a programação de audiências públicas para discussão com a comunidade e elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), para o ano de 2020.

A coordenação ficará a cargo da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempog), que fará quatro audiências públicas. A primeira acontece nesta quinta, na Biblioteca Municipal Francisco Meirelles, a partir das 19h. A ‘LDO’ deve ser encaminhada até o dia 15 de abril, deste ano, e, basicamente, estabelecerá quais serão as metas e prioridades para o orçamento do ano de 2020.

Para tanto, o Poder Municipal, após ouvir a população, quando da elaboração, fixará o montante de recursos que pretende economizar, traçar regras, vedações e limites no orçamentário de 2020. Na mesma LDO, o Poder Público autoriza o aumento das despesas com pessoal, regulamenta as transferências a entes públicos e privados, disciplina o equilíbrio entre as receitas e as despesas e indica prioridades para os financiamentos pelos bancos públicos.

Enfim, para que o poder público possa desempenhar suas funções com critério e transparência, é necessário que haja um planejamento orçamentário consistente, que estabeleça com clareza as prioridades da gestão.

O orçamento público constitui um dos principais instrumentos para o planejamento e controle da utilização dos recursos na medida em que sejam bem utilizados, os programas governamentais atenderão cada vez melhor ao interesse da população de Porto Velho.

Nas audiências públicas, quando das discussões com a comunidade, visando melhorar cada vez mais a transparência, serão distribuídos um questionário, com objetivo de identificar o perfil das pessoas e conhecer suas necessidades e demandas, tudo visando a elaboração e execução do orçamento publico municipal. Após estas discussões, será elaborada a LDO e encaminhada à Câmara de Vereadores, para avaliação e aprovação.

É importante que a população compareça às audiências públicas e participe dessa discussão, para indicação das demandas que a Sempog incluirá na Lei de Diretrizes Orçamentárias e encaminhará para o Legislativo Municipal.

Fonte: Comdecom
Publicada em 12 de March de 2019 às 13:23

 

Leia Também

Cremero divulga plantão de apoio para prerrogativas médicas

O Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero) implantou no último fim de semana o "Plantão Prerrogativas Médicas" para acompanhar os médicos durante a rotina de expediente dos mesmos quando são abordados por entidades fiscalizadoras.

Quase 58 mil pessoas vacinadas contra a Covid e gripe de sexta a domingo

Mais de 23.400 pessoas foram vacinadas com o reforço sazonal contra a Covid-19 e 34.140 pessoas contra a gripe entre a passada sexta-feira e domingo, indicou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Filho de Ágata detido por violação. Sérgio Rossi reage:

Marco Caneira foi detido em Castro Marim, Faro. Crimes aconteceram no ano de 2016, nos Açores.

Gusttavo Lima tem prisão decretada por ajudar foragidos, diz juíza

O cantor Gusttavo Lima teve prisão decretada nesta segunda-feira (23/9) pela mesma investigação que prendeu Deolane Bezerra

Envie seu Comentário