Audiências para elaboração da LDO iniciam nesta quinta-feira, 14

Audiências para elaboração da LDO iniciam nesta quinta-feira, 14

A Prefeitura de Porto Velho inicia, nesta quinta-feira (14/3), a programação de audiências públicas para discussão com a comunidade e elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), para o ano de 2020.

A coordenação ficará a cargo da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempog), que fará quatro audiências públicas. A primeira acontece nesta quinta, na Biblioteca Municipal Francisco Meirelles, a partir das 19h. A ‘LDO’ deve ser encaminhada até o dia 15 de abril, deste ano, e, basicamente, estabelecerá quais serão as metas e prioridades para o orçamento do ano de 2020.

Para tanto, o Poder Municipal, após ouvir a população, quando da elaboração, fixará o montante de recursos que pretende economizar, traçar regras, vedações e limites no orçamentário de 2020. Na mesma LDO, o Poder Público autoriza o aumento das despesas com pessoal, regulamenta as transferências a entes públicos e privados, disciplina o equilíbrio entre as receitas e as despesas e indica prioridades para os financiamentos pelos bancos públicos.

Enfim, para que o poder público possa desempenhar suas funções com critério e transparência, é necessário que haja um planejamento orçamentário consistente, que estabeleça com clareza as prioridades da gestão.

O orçamento público constitui um dos principais instrumentos para o planejamento e controle da utilização dos recursos na medida em que sejam bem utilizados, os programas governamentais atenderão cada vez melhor ao interesse da população de Porto Velho.

Nas audiências públicas, quando das discussões com a comunidade, visando melhorar cada vez mais a transparência, serão distribuídos um questionário, com objetivo de identificar o perfil das pessoas e conhecer suas necessidades e demandas, tudo visando a elaboração e execução do orçamento publico municipal. Após estas discussões, será elaborada a LDO e encaminhada à Câmara de Vereadores, para avaliação e aprovação.

É importante que a população compareça às audiências públicas e participe dessa discussão, para indicação das demandas que a Sempog incluirá na Lei de Diretrizes Orçamentárias e encaminhará para o Legislativo Municipal.

Fonte: Comdecom
Publicada em 12 de March de 2019 às 13:23

 

Leia Também

Com baixo volume no estoque de sangue, Fhemeron mobiliza população para doação em Rondônia

A expectativa é manter os estoques estáveis, mesmo durante o período de recesso, quando tradicionalmente o número de doações diminui

INSS começa a receber adesões a restituição de descontos ilegais

Medida começou nesta sexta-feira

Empréstimo do BNDES para o Plano Safra será recorde de R$ 70 bilhões

Agricultura familiar terá acesso a R$ 13,4 bilhões

Trump diz que deve falar com Lula, mas

Presidente norte-americano voltou a defender Jair Bolsonaro

Envie seu Comentário