Assessores de comunicação do governo de RO participam de reunião para orientações sobre vedações eleitorais

Assessores de comunicação do governo de RO participam de reunião para orientações sobre vedações eleitorais

Com o objetivo de garantir que as ações de comunicação do governo de Rondônia estejam em conformidade com a legislação eleitoral, assessores de comunicação das secretarias de estado, superintendências, autarquias e fundações participaram na quinta-feira (15), de uma reunião para discutir as vedações e permissões relacionadas às Eleições Municipais de 2024.

O encontro realizado pelo Executivo Estadual e organizado pela Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) contou com a palestra do procurador-geral do Estado, Thiago Alencar Alves Pereira, especialista em Direito Eleitoral, que iniciou explicando que mesmo sendo um pleito municipal, os órgãos estaduais devem respeitar as vedações que lhes competem e garantir o respeito às leis eleitorais. Foram abordados temas importantes para a comunicação institucional durante o período eleitoral, entre eles estavam o uso de redes sociais, impulsionamento de conteúdos, referência a candidatos, produção de vídeos institucionais, podcasts, entrevistas, e inaugurações de obras públicas.

A assessora de Comunicação da Controladoria Geral do Estado (CGE), Mirna Carolina destacou o quanto o conteúdo agrega para o trabalho, especialmente em um ano eleitoral. “Nosso trabalho, como assessores de comunicação, é levar conhecimento dentro e fora das instituições públicas. Nossa responsabilidade vai além de simplesmente transmitir mensagens; somos responsáveis por garantir que essas mensagens sejam precisas, éticas e em conformidade com as normas legais, e devemos ser os primeiros a nos esforçarmos para termos entendimento sobre as políticas e como agir”.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha enfatizou a importância da ética nas ações do governo no período eleitoral. “A gestão estadual sempre primou pela transparência. Neste momento de eleições municipais, é importante que todas as ações sejam conduzidas dentro do que é permitido pela legislação eleitoral e a democracia.”

ISONOMIA ELEITORAL

O procurador-geral do Estado enfatizou a necessidade de que cada assessor de comunicação esteja plenamente informado sobre essas diretrizes para evitar quaisquer infrações à legislação eleitoral. “É fundamental que todos os responsáveis pela comunicação nas secretarias e autarquias estejam cientes das regras e saibam como aplicá-las no dia a dia, garantindo assim, a isonomia eleitoral e a legalidade das ações,” ressaltou.

A titular da Secom, Rosângela Silva salientou a relevância da reunião para alinhar as práticas de comunicação do governo às exigências legais. “Nossa função é garantir que a comunicação institucional continue a servir a população com clareza e imparcialidade, respeitando as diretrizes eleitorais. Este encontro é uma oportunidade de esclarecer dúvidas e reforçar o compromisso com a transparência”.

Fonte: Rondônia
Publicada em 16 de August de 2024 às 08:53

 

Leia Também

Saúde de Ji-Paraná recebe novos e modernos equipamentos

Foram investidos mais de R$ 1 milhão na aquisição de equipamentos entregues recentemente.

Pão Nosso: Marcos Rocha garante café da manhã gratuito para quem mais precisa

Em mais um compromisso cumprido, programa combate a insegurança alimentar e fortalece a economia local

Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda

O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores

TJRO lançará projeto

O projeto proporciona um ambiente seguro e acolhedor nas comunidades indígenas para que os adolescentes em conflito com a lei possam cumprir suas medidas socioeducativas.

Envie seu Comentário