Assembleia Legislativa debate crise frigoríficas no estado durante Audiência Pública em Ariquemes

Assembleia Legislativa debate crise frigoríficas no estado durante Audiência Pública em Ariquemes

Através de iniciativa do deputado Geraldo da Rondônia, a Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia realiza nesta quinta-feira (29), em Ariquemes, Audiência Pública para debate e diagnóstico das condições de funcionamento das industrias frigorificas e lácteas dentro do estado.

O evento terá como ênfase as problemáticas que levaram o fechamento, ou seja, encerramento de diversas unidades dentro do estado, causando aumento principalmente na taxa de desemprego.

Segundo Geraldo da Rondônia, o objetivo da realização da audiência é “buscar de alguma forma ações que possam dar garantia do mercado, com valores competitivos, no que diz respeito a modernização de regras e ações fiscais, com garantias ao empregador e funcionários de todo o ciclo produtivo”.

“Em Ariquemes dois grandes frigoríficos encerraram atividades, o Marfrig – média de 865 funcionários desempregados e o JBS Ariquemes – média de 300 funcionários desempregados. Sem considerar outros empreendimentos que não conseguiram iniciar atividades” mencionou o parlamentar, que citou ainda o fechamento de uma unidade do Marfrig em Chupinguaia, que demitiu uma média de 600 funcionários. Com o fechamento desta unidade o município deixou de arrecadar R$ 1.476.511,79.

Em Rolim de Moura, o JBS também suspendeu as atividades, com demissão de 360 funcionários.

“Rondônia possui uma pecuária forte com um rebanho bovino que passa a casa dos 13 milhões de cabeça, com uma exportação de carne in natura em alta, não tendo justificativa para tantos fechamentos de unidades frigorificas. Alguma coisa está acontecendo e precisa ser averiguada. Sem os frigoríficos Rondônia passa a arrecadar menos impostos sobre a circulação de mercadorias”, mencionou o parlamentar.

Números apontam Rondônia como o 7º maior produtor de Leite do Brasil, e o maior da região norte, em que o rebanho leiteiro consiste em 3.454.624. Porém o rebanho de leite caiu em Rondônia 7,8% em comparativo com o ano de 2017 e 2018, consequentemente o leite caiu 7,5%, assim provocando alta do preço do leite em 21,8%.

Entre as questões a serem abordadas na audiência, está a montagem de estratégia de fortalecimento de frigoríficos, laticínios e outros empreendimentos considerando a cadeia produtiva do estado entre carne, leite entre outros derivados.

A audiência está marcada para ter início as 18h, na câmara de vereadores de Ariquemes, sendo aberta a participação de todos.

Fonte: Assessoria
Publicada em 27 de August de 2019 às 15:56

 

Leia Também

Pastor Evanildo se reúne com secretário de obras e discute melhorias para Porto Velho

Este encontro é um exemplo claro do compromisso do vereador com o progresso da cidade e com a busca por um futuro mais promissor para Porto Velho

Cerca de 230 mil brasileiros correm o risco de serem deportados dos EUA

De acordo com dados do Pew Research Center, o número de brasileiros vivendo ilegalmente nos EUA aumentou de 130 mil em 2016 para 200 mil em 2021, representando um crescimento de 54%. Estima-se que atualmente cerca de 230 mil brasileiros residam de forma clandestina no país

Com Trump, EUA podem limitar compra de carnes, sucos e siderúrgicos do Brasil, diz FGV/Icomex

A avaliação é do Indicador de Comércio Exterior (Icomex) divulgado nesta quarta-feira, 22, pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV).

Recursos garantidos para os agricultores de Novo Horizonte

Apoio do deputado Jean Mendonça garante compra de implementos agrícolas para a Associação Agrícola Lacerda e Almeida, no distrito de Migrantinópolis

Envie seu Comentário