Assembleia Legislativa cria Frente Parlamentar do Cooperativismo de Rondônia

Assembleia Legislativa cria Frente Parlamentar do Cooperativismo de Rondônia

A Comissão de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Rondônia realizou nesta terça-feira (04/08), a primeira reunião da Frente Parlamentar do Cooperativismo de Rondônia (Freencoop-RO). O objetivo é apoiar, incentivar e desenvolver o cooperativismo, criando um espaço democrático para o debate de ações e políticas públicas externas ao setor.

A Frente é composta pelos deputados estaduais Pedro Fernandes (PRD), que preside o grupo; Vice-presidente Dr. Luís do Hospital (MDB); Delegado Lucas (PP); Cirone Deiró (União Brasil); Cássio Góes (PSD); Cláudia de Jesus (PT); e Ismael Crispim (MDB).

O deputado Pedro Fernandes, que presidiu o encontro, passou a palavra ao deputado Ismael Crispin que é um grande defensor do sistema cooperativista. Ele destacou que em Rondônia as cooperativas de crédito têm contribuído para o desenvolvimento estadual.



"Rondônia é uma terra que dá certo. A cooperativa de crédito chegou e deu certo! Todos os dias, os municípios estão recebendo um sistema novo desse tipo de cooperativa. Algumas localidades possuem várias delas, o que prova que Rondônia dá certo. A minha luta é para que a gente avance no sistema de cooperativismo para outros setores", declarou.

O presidente da Feencoop, Pedro Fernandes, também descobriu que entre os sete ramos do cooperativismo em Rondônia, são as cooperativas de crédito que têm mostrado um crescimento mais rápido e forte.

“Ele (cooperativismo de crédito) é robusto e caminha a passos largos. Com essa frente parlamentar vamos dar uma ênfase no agronegócio, principalmente, na bacia leiteira. Somos fortes no associativismo e precisamos dar o passo rumo ao cooperativismo, pois, vai profissionalizar, trazer organização para os negócios. Vai o homem do campo no campo, com renda digna e qualidade de vida”, declarou.

Gratidão

Quem falou sobre a experiência que teve com o cooperativismo, foi o deputado Luís do Hospital. Ele contou que ajudou a fundar uma cooperativa dos produtores de leite em Jaru, com a união de cinco associações rurais.

"Nós montamos um mini laticínio para que eles entreguem a produção na cooperativa e tenham um ganho maior nessa atividade. Então, é importante apoiarmos e podemos contar comigo, pois, vamos nos dedicar à frente parlamentar", frisou.

O deputado Cássio Gois participou do encontro de forma online. Ele ressaltou a importância da criação da Frente Parlamentar do Cooperativismo. O parlamentar disse que o Freencoop é a realização do sonho.

"Estou na expectativa de que nesses próximos dois anos de mandato apresentemos resultados robustos pela frente parlamentar. É mais uma força que o cooperativismo rondoniense terá de ter a Assembleia Legislativa ao lado do cooperado", afirmou.

O presidente da Organização das Cooperativas do Brasil em Rondônia, Salatiel Rodrigues, reafirmou o papel das cooperativas e a importância da criação da Freencoop. Ele ressaltou que essas instituições avançadas para o desenvolvimento do nosso Estado.

“Hoje temos mais de 100 cooperativas na OCB em Rondônia. Atualmente, somos referência nacional em cooperativismo. Se formos resumir em uma palavra para a Assembleia Legislativa, a palavra é gratidão. O deputado, senador ou governador que fizer pelo cooperativismo será divulgado. Esse dia de hoje, ficou marcado na história de Rondônia. Muito obrigado”, finalizou.

Fonte: ALE/RO
Publicada em 09 de April de 2025 às 08:48

 

Leia Também

TRE de Rondônia cobra mais de R$ 28 mil de partido por contas reprovadas; ex-dirigentes terão de pagar

Após decisão transitada em julgado desde 2020, Justiça Eleitoral inicia cobrança contra diretório estadual da sigla e dois ex-dirigentes da legenda

Filho de Zambelli cria novo perfil após ter conta bloqueada e diz que família está sob censura

Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão pela invasão aos sistemas do CNJ

Deputado Laerte Gomes reforça compromisso com a região central de Rondônia

Parlamentar cumpriu agenda institucional em Presidente Médici e Alvorada D’Oeste

Deputado Alex Redano solicita implantação do Programa Rondônia Cidadã em Mirante da Serra

O Programa Rondônia Cidadã é uma ação do Governo do Estado de Rondônia, coordenada pela SEAS

Envie seu Comentário