Assembleia derruba veto ao projeto que regulamenta pensão especial

Assembleia derruba veto ao projeto que regulamenta pensão especial

Os deputados rejeitaram por unanimidade o Veto Total do Poder Executivo ao Projeto de Lei Complementar nº 259/18, de autoria do deputado Jesuíno Boabaid (PMN) que “dispõe sobre a regulamentação do Art. 268 da Constituição Estadual”.

A Lei regula a pensão especial devida ao deputado estadual, ao Magistrado, ao Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado e ao Membro do Ministério Público que vier a se incapacitar total ou parcialmente durante o exercício do mandato ou cargo e os seus dependentes, no caso de morte.

O parlamentar afirma que por falta de clareza nas disposições do artigo 268 estaria desta forma regulamentando por meio do Projeto de Lei Complementar. “A propositura abarca todas as hipóteses de concessão da pensão, bem como esclarece pontos obscuros”, destacou Boabaid.

Para o veto total o Executivo alegou viés inconstitucional afirmando que “não há que se falar em norma de aplicabilidade plena, contida ou limitada. A situação é de ausência de previsão constitucional e de impossibilidade de criação de benefício não autorizada pelo Constituinte”, afirma o chefe do Executivo.

Além do mais, segue o governador Marcos Rocha (PSL), ”em razão de vínculo temporário, os benefícios previdenciários concedidos aos deputados estaduais já estão previstos no artigo 11 do Regime Geral de Previdência”.

Desta forma, “a concessão de benefício desta espécie não tem esteio constitucional, ferindo as balizas principiológicas da democracia, da república, da moralidade, da impessoalidade, da isonomia, do interesse público primário, senão da própria soberania nacional”, declarou Marcos Rocha.

No entanto, o parecer em Plenário do deputado Cleiton Roque (PSB) foi pela rejeição ao veto, o que foi seguido pelos demais parlamentares e o veto rejeitado.

Fonte: DECOM
Publicada em 25 de January de 2019 às 14:53

 

Leia Também

Gestão de Paulo Higor na SEJUCEL é alvo de críticas e pode resultar em mudanças no secretariado - Por Rubson Luiz

Eventos tradicionais e de grande relevância, como o "Flor do Maracujá", os "Jogos Intermunicipais de Rondônia", o "Duelo na Fronteira" em Guajará-Mirim, além de rodeios e outras atividades esportivas e culturais, estão sob risco de cancelamento

Gestão de Paulo Higor na SEJUCEL é alvo de críticas e pode resultar em mudanças no secretariado - Por Rubson Luiz

Eventos tradicionais e de grande relevância, como o "Flor do Maracujá", os "Jogos Intermunicipais de Rondônia", o "Duelo na Fronteira" em Guajará-Mirim, além de rodeios e outras atividades esportivas e culturais, estão sob risco de cancelamento

Jesualdo Pires lidera corrida para deputado federal em Ji-Paraná, aponta pesquisa

Levantamento da Data Continental revela tendências para as eleições de 2026; quase 19% dos eleitores ainda estão indecisos

União Bandeirantes vive novo tempo com início das obras de asfaltamento, diz vereador Adalto

Vereador Adalto, prefeito Léo e deputado Coronel Crisóstomo assinam ordem de serviço que marca o início da pavimentação das ruas do distrito

Envie seu Comentário