Arquitetos curitibanos apresentam método de trabalho e dão prévia de projetos que serão realizados

Arquitetos curitibanos apresentam método de trabalho e dão prévia de projetos que serão realizados

A equipe de arquitetos urbanistas do escritório curitibano Jaime Lerner, eleito o 2° maior urbanista do mundo, apresentaram na noite de ontem o trabalho que estão desenvolvendo na cidade. Com participação maciça de estudantes, arquitetos, empresários, líderes comunitários e autoridades vilhenenses, o auditório lotado da Prefeitura foi palco de uma apresentação de duas horas que detalhou os projetos mais importantes para o desenvolvimento de Vilhena para o futuro.

Das 19h30 às 21h30, centenas de estudantes de arquitetura do IFRO, acadêmicos de engenharia civil da Faron, arquitetos locais, empresários, pioneiros, advogados, líderes comunitários e moradores interessados no desenvolvimento de Vilhena presenciaram uma apresentação que deu um “gostinho” do que a cidade poderá se tornar.

Com a presença do prefeito Eduardo Japonês, a empresa contratada pela Prefeitura demonstrou profundo conhecimento da cidade apesar dos poucos dias em que está trabalhando em Vilhena. Os arquitetos Felipe Guerra, Laís Oliveira, Debora Ciociola e Paulo Kawahara explicaram que seu trabalho é dividido em três fases principais, que apresentará, ao fim de 180 dias:

(1) projetos macro-estruturantes, que vão definir as obras de grande porte e a adequação de setores, avenidas e potencialidades de Vilhena; (2) projetos estratégicos de eixos importantes de vários setores da cidade e (3) projetos de “acupunturas locais”, ou seja, projetos pequenos e pontuais que devam ser realizados imediatamente em zonas específicas da cidade.

O arquiteto chefe da comitiva, Paulo Kawahara, conduziu a apresentação e revelou os casos de sucesso em várias cidades, desde pequenos municípios com 37 mil habitantes até a capital paranaense Curitiba, com mais de 2 milhões. “Vilhena tem muito potencial pois é um pólo estadual. Identificamos já de cara vários aspectos que podem alavancar a cidade. Temos muitos projetos que vocês vão gostar”, garantiu.

Presentes na reunião, os vereadores Ronildo Macedo (presidente da Câmara), Carlos Suchi, Wilson Tabalipa e Rafael Maziero (representado por seu chefe de gabinete Eduardo Hartmann), assistiram atentamente à explanação. “É curioso observar que nenhum crítico dos arquitetos está aqui na reunião. É muito fácil falar mal com a proteção da tela. Todos aqui estão de parabéns por terem vindo e participado com sugestões, demonstrando que realmente estão preocupados com o futuro de Vilhena”, pontuou Ronildo.

O prefeito agradeceu a presença de todos e revelou que a decisão de contratar uma consultoria especializada é algo natural para ele. “Para quem vem da iniciativa privada, é algo muito básico pedir ajuda para especialistas a fim de conseguir avançar mais rapidamente e com segurança. Até agora a cidade nunca havia recebido um planejamento tão completo. Vamos colocar em prática e transformar Vilhena na cidade que todos sempre quisemos”, completou Japonês.

Fonte: assessoria
Publicada em 07 de February de 2019 às 11:11

 

Leia Também

Indicação do deputado Alan Queiroz garante melhorias na estrada que liga União Bandeirantes à BR-364

Obra foi solicitada no final de março e já está concluída pelo DER, beneficiando centenas de produtores rurais da região

Michelle pede que apoiadores façam jejum de 7 dias pela recuperação de Jair Bolsonaro

Serão 7 dias de clamor", afirmou ela, em sua conta no Instagram, que inclui uma mensagem religiosa na mensagem

Após nova cheia do rio Madeira, deputado Alan Queiroz cobra elevação urgente da BR-425 para evitar novo colapso logístico em RO

Parlamentar solicita ao Senado Federal articulação com órgãos nacionais para obras estruturais na rodovia, que voltou a ser afetada por alagamentos causados pelo transbordamento do rio e impactos da UHE Jirau

Bairro Porto Cristo celebra Páscoa com grande festa com presença do vereador Everaldo Fogaça

Evento reuniu cerca de 300 moradores e trouxe alegria às crianças e famílias do bairro

Envie seu Comentário