Após 4 dias em reserva para controlar incêndios israelenses vão embora de Rondônia

Após 4 dias em reserva para controlar incêndios israelenses vão embora de Rondônia

Os bombeiros israelenses enviados a Rondônia na semana passada, para ajudar no combate das queimadas, foram embora do estado na terça-feira (10). O fim dos trabalhos no estado aconteceu três dias depois da equipe chegar na Floresta Nacional Jacundá para controlar os focos de incêndios. A determinação de retorno foi expedida pelo Ministério da Defesa.

Segundo a 17ª Brigada de Infantaria de Selva, os israelenses chegaram na base militar montada dentro da Floresta Nacional Jacundá no sábado (7), em Porto Velho.

Neste período dentro da reserva, o Exército diz que o o efetivo de Israel participou de "briefings e trocas de experiências, no Centro de Monitoramento da Operação, em Porto Velho, onde foram apresentados equipamentos de combate a incêndios em zonas rurais, sensores tecnológicos, drones e aplicativo desenvolvido para a missão".

Os israelenses também combateram focos de incêndios, compondo patrulhas combinadas ao lado de brigadistas brasileiros. Porém, o número de focos apagados não foi divulgado e nem se há focos ativos dentro da reserva Jacundá.

Na segunda-feira, os militares de Israel deixaram Rondônia e ficaram à disposição do Ministério da Defesa em Brasília (DF).

Queimadas em RO

Ao todo, em agosto, os municípios de Porto Velho e Candeias do Jamari (onde está a UC) tiveram, respectivamente, 2.021 e 588 alertas de queimadas no BDQueimadas (satélite de referência, Aqua). Até este sábado (7), Porto Velho registrou 114 focos e outros 15 também foram identificados em Candeias do Jamari, segundo o Inpe.

Jacundá

Criada em 2004, a Flona de Jacundá está localizada ao norte do estado de Rondônia e tem uma área de 220.644 hectares. A unidade de conservação está localizada entre os municípios de Porto Velho e Candeias do Jamari.

Segundo o Ministério da Agricultura, o Plano Anual de Outorga Florestal 2009 autorizou a concessão de 112 mil hectares da Jacundá para o manejo florestal.

Fonte: G1
Publicada em 11 de setembro de 2019 às 09:11

 

Leia Também

Rondônia Day destaca potencial comercial e produtivo do Estado, em Brasília

Rondônia Day reuniu representantes de 25 embaixadas, escritórios comerciais, órgãos do Governo Federal e empresas que apresentaram diversos produtos do Estado

Governo de RO abre inscrições para Processo Seletivo Simplificado em diversas áreas até dia 2 de abril

As inscrições podem ser efetuadas até dia 2 de abril. Ao todo, estão disponíveis 73 vagas

“Programa Nota Legal Rondoniense” realiza primeiro sorteio do ano, confira os ganhadores

O sorteio do Nota Legal Rondoniense foi realizado durante a Feira do Empreendedor

Escola do Legislativo com inscrições abertas para quatro cursos

Início das aulas será na próxima semana na sede da escola

Envie seu Comentário