A deputada Cláudia de Jesus (PT) presidiu na manhã desta terça-feira (7) a reunião da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero). O Hospital Regional de Guajará-Mirim, clínica especializada no atendimento ao autista em Vilhena, além de aprovação de vários projetos de lei e requisitos estabelecidos na pauta da comissão.
O deputado Luizinho Goebel (Podemos) destacou a importância da construção da Clínica Escola de Autismo em Vilhena, uma parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado, a pedido da Associação das Mães dos Altistas de Vilhena-Amavi. “Em breve todos serão convidados colhendo frutos da iniciativa”, destacou Goebel. A escola será modelo para a região Norte. Vilhena copiou de Santos a iniciativa e, graças ao apoio do prefeito do município, na época, Eduardo Japonês, câmara de vereadores e do atual chefe do executivo municipal, Flori Cordeiro (Podemos) foi possível viabilizar a obra, que será edificada pelo Governo do Estado e prefeitura cedendo o terreno.
A construção do Hospital Regional de Guajará-Mirim, que ficou paralisada há mais de dez anos, foi retomada e a previsão de conclusão é 28 de agosto. “Até parece um sonho, mas é realidade”, disse a deputada Dra. Taíssa, que já está cobrando do Governo do Estado, via Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), como operar uma logística da HRG, o que evitará, que as pessoas tenham que percorrer 350 quilômetros para receber tratamento de saúde em Porto Velho.
O deputado Cássio Gois (PSDl) cobrou maior celeridade da Sesau na fiscalização e organização do sistema de saúde do Estado. Disse que regularmente hospitais e unidades de saúde em sua região para saber publicamente como está o atendimento a dinâmica de trabalho. Segundo ele, os servidores “estranham minha atitude”, imediatamente avisam os demais e as pessoas aparecem como do nada. Alertou que as visitas de membros da Sesau aos hospitais da capital e interior não deveriam ser antecipadas, mas realizadas de surpresa, como ele faz.
Durante a reunião da comissão uma pessoa da chapa foi ouvida, Alexandro da Silva, que criticou o sistema de regulação do Governo do Estado, que “não funciona” e solicitou que os deputados fiscalizassem.
O deputado Alan Queiroz (Podemos) também participou da reunião, que aprovou projetos de lei e requisitos que votam na pauta da sessão plenária ordinária do Alero, a partir das 15h30 desta terça.
Fonte: ALE/RO
Publicada em 08 de May de 2024 às 09:31