Alemanha ajuda vítimas da seita fundada por soldado nazi no Chile

Alemanha ajuda vítimas da seita fundada por soldado nazi no Chile

Cada uma das vítimas da seita vai receber 10 mil euros, além de cuidados especiais de saúde, em caso de necessidade, anunciou o ministro de Estado alemão, Niels Annen, após uma reunião de trabalho de uma comissão mista entre o Parlamento e o Executivo de Berlim.

O montante total de indemnizações deve atingir os 3,5 milhões de euros até ao ano 2024.

A comissão contabilizou 240 antigos membros da seita, 80 dos quais residentes na Alemanha, além de denunciar a cumplicidade entre o grupo e o regime ditatorial chileno.

A comissão vai ainda determinar quem foram os cúmplices do fundador da seita que não estão abrangidos pela indemnização.

A "colónia da dignidade" foi fundada no Chile, em 1961, por Paul Schafer, um antigo soldado do Exército nazi que apresentava o local como uma povoação idílica e familiar.

Na realidade, Schafer liderava com brutalidade a comunidade composta por algumas centenas de alemães que eram tratados como escravos registando-se também atos de abusos sexuais às crianças do grupo.

"Trata-se de uma ajuda concreta" e também de uma forma de "reconhecer o grande sofrimento" a que as pessoas foram sujeitas, acrescentou Annen.

Em 1997 as autoridades chilenas descobriram que o "enclave alemão" se tinha transformado num "inferno" para os opositores à ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990) que eram torturados no local sendo que muitos "desapareceram" depois de terem sido obrigados a permanecer sob a guarda da seita.

"Quando Paul Schafer fugiu para o Chile em 1961 já tinha sido decretada na Alemanha uma ordem de detenção contra ele por abuso de menores. Já se sabia quem ele era e mesmo assim recebeu ajuda financeira para fundar a colónia" disse a deputada dos Verdes, Renate Kunast que faz parte da comissão parlamentar.

"Sinto-me revoltado quando tenho de tratar em 2019 de crimes ocorridos nos anos 1970", afirmou por seu turno o deputado democrata-cristão Michael Brand.

O mesmo parlamentar acrescentou que Schafer era "um pederasta sádico" e que mesmo assim "deputados alemães" defenderam no passada que tinha fundado uma colónia exemplar.

Fonte: assessoria
Publicada em 17 de May de 2019 às 10:27

 

Leia Também

Prefeitura de Porto Velho Prorroga Inscrições para subcomissão técnica de Publicidade

Grupo será responsável pela análise de propostas em licitação para contratação de agência de publicidade

Presidente do TJRO reconhece o esforço de servidores da Central de Processos Eletrônicos

Em reunião na CPE, o desembargador agradeceu o empenho para melhorar os indicadores

CNJ abre consulta pública para contribuições à Política Nacional da Pessoa com Deficiência em Âmbito Judicial

Prazo para envio de sugestões segue até o dia 21 de julho

Inscrições para o 4º Exame Nacional da Magistratura começam nesta quinta, 10 - Saiba como requerer heteroidentificação

Saiba como requerer heteroidentificação

Envie seu Comentário