Agricultores de Alta Floresta participam de capacitação oferecida pela Semagri de Rolim sobre Cacau

Agricultores de Alta Floresta participam de capacitação oferecida pela Semagri de Rolim sobre Cacau

Agricultores de Alta Floresta do Oeste (RO) visitaram a Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri) de Rolim de Moura (RO) para participarem de uma palestra com o engenheiro agrônomo Josia Ludtke que ministrou uma palestra técnica sobre cacau, na manhã desta quarta-feira, (13/11). Estiveram presentes os secretários de agricultura de Rolim de Moura e Alta Floresta, Dionísio Pereira Braga e Giovan Damo, respectivamente. Além do vereador Uender Nogueira e o vice-prefeito de Rolim de Moura, Fabrício Melo que deu as boas-vindas aos produtores de Alta Floresta e destacou a importância da diversificação na agricultura e a importância do cultivo do cacau.  O Agente de atividade agropecuária, Hercílio de Araújo Ferreira Filho, destacou que o cacau é uma planta originária da Amazônia, portanto não precisa de adaptação. Explicou que o primeiro passo para o cultivo do cacau, é convidar um técnico do setor para a escolha da área a ser plantado o cacau e animou os agricultores ao informar que o mundo precisa de cacau como matéria prima e hoje está em falta.

O titular da Agricultura de Alta Floresta, Giovan Damo, afirmou que considera importante o intercambio entre os dois municípios. “Quero agradecer ao município de Rolim de Moura, que nos abriu as portas para conhecimento nessa área, viemos aqui para aprender e vamos onde é referência. Em 2012 fomos no Espirito Santo buscar informações sobre café, e hoje aqui na cidade vizinha sobre cacau hibrido e cacau clonal” destacou o secretário.

Durante a palestra Ludtke, apresentou dados do cenário rondoniense e informações importantes sobre gestão Produção (produção x tecnologia) financeira (receita x despesas x custo), Mecanização; irrigação, Planejamento. Explicou sobre as principais causas da baixa produtividade, como: baixa densidade dos plantios, excesso de sombra, plantas malformadas e velhas, falta de adubação, incidência de pragas (insetos e fungos) insuficiência nos serviços de assistência. Informou sobre as Tecnologias para o sistema de produção do cultivo do cacaueiro, as principais variedades, preparo das mudas, clones, enxertia e mudas seminais. Frisou as formas preparo inicial calagem e adubação de base. Dentre outros temas destacou importância socioambiental da lavoura, contribuição ao processo de permanência do homem à terra com qualidade de vida, atributos de sustentabilidade da floresta heterogênea quanto à proteção dos solos tropicais, reciclagem de nutrientes, elevada riqueza arbórea e potencial estoque de madeira, possibilidade de aproveitamento de áreas antropizadas, mercado potencial de carbono e de serviços ambientais.

Após a palestra os produtores se deslocaram até a propriedade do senhor Celso klippel na 184 Sul km 15, que está em fase formação da lavoura da cultura cacaueira.

Fonte: Decom Rolim de Moura
Publicada em 13 de November de 2019 às 19:13

 

Leia Também

Indústria cai 0,5% em maio e recua pelo segundo mês seguido

Pesquisa do IBGE aponta efeitos dos juros altos na perda de ritmo

Francesca Albanese apresentará relatório a Conselho da ONU

Dalai Lama contraria China e descarta escolha de sucessor por Pequim

China reiterou que tem de aprovar a reencarnação em ritual secular

Cursos gratuitos são oferecidos pela Escola do Legislativo durante a feira agropecuária de Buritis

A 8ª edição da Expobur será realizada entre os dias 2 e 6 de julho

Envie seu Comentário