
A presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado de Rondônia, Daiane Gomes, concedeu entrevista agora há pouco a uma rádio local e afirma que, enquanto a assessoria jurídica do sindicato não quebra a liminar deferida em favor do Estado, suspendendo a greve da categoria, os agentes penitenciárias estão mobilizados e 21 municípios rondonienses numa espécie de ´Operação Padrão´.
Ela desabafou contra o Estado, em nome da categoria, e disse que os agentes penitenciários estão sendo tratados como lixo e submetidos a uma condição extrema de desvalorização, através dos baixos salários e falta de condições de trabalho nas unidades. Segundo ela, o veto imposto pelo governador Marcos Rocha no orçamento que garantiria o realinhamento salarial dos agentes foi discutido, e planejado no Governo anterior.
As mobilizações que estão sendo realizadas nas unidades, segundo ela, são de agentes que estão de folga e que não há qualquer tipo de irregularidade que possa prejudicar o bom andamento dos plantões carcerários. Ela enfatizou ainda que o Governo do Estado está descumprimento regulamentações, portara e diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Políticas Públicas Penitenciárias.
A liminar suspendendo a greve foi deferida na tarde de ontem pelo presidente do TJ, Roosevelt Queiroz, a pedido do Governo do Estado. Segundo o desembargador, a decisão ainda não transitou em julgado e que houve mudança na estrutura do comando do Governo há poucos dias e mesmo que isso não seja motivo para descumprimento do acordo judicial feito com o antigo governador, há de se levar em consideração a situação.
Fonte: Assessoria
Publicada em 18 de January de 2019 às 13:58