Adolescente do Instituto de Acolhimento se destaca em projeto de leitura

Adolescente do Instituto de Acolhimento se destaca em projeto de leitura

Uma adolescente acolhida no Instituto Municipal de Acolhimento Adélia Santana, mantido pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, ganhou um concurso de leitura do projeto “Eu sou um Leitor”, promovido pela Fundação Ji-Cred.

A estudante foi premiada com uma bicicleta, doada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que reverteu os valores arrecadados de multas de ações trabalhistas para a compra do prêmio e livros para a biblioteca da instituição. A Fundação desenvolve o projeto há dois anos. Os alunos são incentivados a ler livros e são premiados a cada seis meses.

A adolescente de 14 anos leu 16 livros durante quatro meses e foi destaque nos resumos das obras. O desempenho dela chamou a atenção do juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, Carlos Antônio Chagas. O magistrado convidou a adolescente para conhecer o prédio do TRT em Ji-Paraná, por meio do programa “Justiça de Portas Abertas”.  A jovem estudiosa acompanhou uma audiência e viu de perto como funciona o pode judiciário.

Segundo o juiz Carlos Antônio Chagas, o objetivo da visita e do incentivo a leitura é contribuir para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, ampliar o senso crítico e preparar os jovens para o mercado de trabalho.

“Nós temos toda uma preocupação no combate ao trabalho infantil, e a formação intelectual e a educação é a base para tudo isso. A leitura é extremamente importante. Os livros abrem caminhos, rompem horizontes e possibilitam que as pessoas criem novas perspectivas”, destacou o juiz que também é escritor e admirador da literatura.

Para a secretária municipal de Assistência Social, Sônia Reigota, esse trabalho é fruto de um processo de melhorias adotado na Instituição de Acolhimento do município.

“Temos tornado a Instituição cada vez mais acolhedora. Envolvemos nossos acolhidos em atividades que promovam melhorias no desenvolvimento das crianças e adolescentes. A prova de que tem dado certo é a adolescente que ganhou o prêmio da Fundação Ji-Cred. Nós vamos preservar a identidade dela, não mostrando o rosto ou o nome, mas precisamos divulgar esses bons frutos que parcerias como esta tem dado. Nossa equipe da Instituição tem feito um bom trabalho, a pedido do nosso prefeito, para que possamos oferecer melhor qualidade de vida aos acolhidos”, finalizou a secretária.

Fonte: assessoria
Publicada em 04 de July de 2019 às 08:04

 

Leia Também

Indústria cai 0,5% em maio e recua pelo segundo mês seguido

Pesquisa do IBGE aponta efeitos dos juros altos na perda de ritmo

Francesca Albanese apresentará relatório a Conselho da ONU

Dalai Lama contraria China e descarta escolha de sucessor por Pequim

China reiterou que tem de aprovar a reencarnação em ritual secular

Cursos gratuitos são oferecidos pela Escola do Legislativo durante a feira agropecuária de Buritis

A 8ª edição da Expobur será realizada entre os dias 2 e 6 de julho

Envie seu Comentário