Ações integradas são definidas em reunião promovida pelo governo de RO para 2ª fase de combate à criminalidade

Ações integradas são definidas em reunião promovida pelo governo de RO para 2ª fase de combate à criminalidade

A segunda fase do combate a facções na Capital de Rondônia foi tema da reunião convocada pelo governo de Rondônia, nesta quarta-feira (22), com a participação da Prefeitura de Porto Velho, Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE/RO), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), forças policiais, e secretarias estaduais estratégicas.

Com os bons resultados da primeira fase de demonstração de força contra a criminalidade, que apresentou prisões, apreensões, registro de criminosos se entregando à polícia, e o restabelecimento da ordem social, o governo de Rondônia detalhou o passo a passo para uma investida, ainda maior, contra grupos criminosos, com fortalecimento e inovações em políticas públicas. A equipe integrada do estado foi apresentada ao plano de transformação dos residenciais populares Orgulho do Madeira e Morar Melhor.

O governador de Rondônia enfatizou que a presença da força policial será fixa nos residenciais populares. ‘‘A polícia fica permanente, o governo do estado preparou tudo para esse momento, com investimento em viaturas modernas, coletes, inteligência, e tecnologia; armas potentes, inclusive com fuzis israelenses, intensificação dos treinamentos, criação de batalhão especializado, e valorização da tropa.’’

Governo de Rondônia apresenta propostas de inovações e fortalecimento de políticas públicas

ALIANÇA PELA VIDA

O subcomandante-geral da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), coronel PM Glauber Souto, reforçou o compromisso dos policiais militares em atuarem de forma rigorosa contra a criminalidade e proteger os cidadãos. ‘‘O programa estadual Aliança Pela Vida teve uma primeira fase exitosa de demonstração de força dentro do Morar Melhor e mais recentemente no Orgulho do Madeira, e vamos fazer frente também a esta segunda fase’’, frisou.

Também se mantém combativas no estado, as tropas dos estados vizinhos como Acre, Amazonas e Mato Grosso, e a Força Nacional, aos quais o governo de Rondônia agradeceu pela contribuição e vontade de somar esforços para auxiliar o estado a superar as investidas criminosas.

Mantêm-se combativas, as tropas dos estados vizinhos como Acre, Amazonas e Mato Grosso, e a Força Nacional

 TRANSFORMAÇÃO

Junto às forças policiais, nesta segunda fase, o governo de Rondônia apresentou uma matriz de responsabilidade para ser executada por meio de esforço integrado com órgãos parceiros, no município, estado e União, que planeja revitalizar, inovar e levar mais dignidade às famílias moradoras desses espaços, com limpeza; pintura; iluminação; revitalização dos espaços poliesportivos; fomento ao esporte; oportunidades em educação; cursos profissionalizantes; serviços essenciais de cidadania, assim como ações de saúde, cultura, assistência social, entre outras demandas apresentadas pela população.

APOIO

O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, colocou a Prefeitura da Capital à disposição do governo de Rondônia para colaborar no combate à criminalidade. ‘‘As ações apresentadas são de suma importância para trazer segurança, e a Prefeitura de Porto Velho garante o apoio, para trabalhar junto ao governo, que tem demonstrado proatividade e dedicação’’, afirmou.

O promotor de Justiça do MPRO, Alexandre Jésus de Queiroz Santiago, que será procurador-geral de Justiça no biênio 2025-2027, parabenizou o governo de Rondônia e definiu as estratégias apresentadas como abordagem adequada ao combate aos crimes. ‘‘Estou muito feliz com a matriz de responsabilidades apresentada, é desta forma que todos juntos daremos uma resposta civilizada à criminalidade’’, evidenciou.

ARTICULAÇÃO

O próximo passo desta segunda etapa de enfrentamento à criminalidade será marcado pela articulação das secretarias e órgãos parceiros para dar respostas céleres à demanda de políticas públicas voltadas aos residenciais populares. A Polícia Militar também pontuou durante a reunião, que as ações de combate à criminalidade dentro desses espaços refletem em queda de crimes na Capital.

Fonte: Secom - Rondônia
Publicada em 23 de January de 2025 às 10:11

 

Leia Também

Em Porto Velho/RO, PRF apreende drogas em táxi

Pacotes estavam escondidos no porta-malas do carro

Brasileira é presa nos EUA por deixar filhos no carro durante onda de calor

A polícia foi acionada após testemunhas ouvirem o alarme do carro e verem a criança mais velha tentando sair do veículo

Guardas-civis de Cotia são presos pela morte de adolescente de 17 anos na capital

Segundo boletim de ocorrência, os guardas afirmaram que, ao abordarem dois suspeitos de roubar um veículo no km 19 da rodovia Raposo Tavares, os criminosos bateram o carro em um poste e desceram atirando contra eles e que houve confronto. Os suspeitos, então, teriam continuado a fuga a pé

Adolescente de 15 anos morre ao ser baleada durante roubo de celular

A estudante havia saído de uma adega e voltava para casa acompanhada de uma amiga, de também 15 anos. Elas caminhavam pela rua Estrela Guia quando foram abordadas pelo criminoso que estava em uma motocicleta. O homem teria exigido os celulares das adolescentes

Envie seu Comentário