Ações de combate à direção perigosa são intensificadas pelo Detran-RO

Ações de combate à direção perigosa são intensificadas pelo Detran-RO

Em mais uma ação para garantir a segurança no trânsito e salvar vidas, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) realizou entre os dias 26 e 28 de julho, em Porto Velho, importantes operações com o objetivo de combater infrações de trânsito e garantir maior segurança nas vias públicas da Capital. As ações, executadas pela Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito (Dtfat), ocorreram em parceria com a Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), através do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO).

 

CORTA GIRO

 

Realizada na sexta-feira (26), a Operação Corta Giro autuou condutores de seis motocicletas que estavam em desacordo com as normas de segurança, com escapamentos modificados ou outras irregularidades, causando barulho excessivo. A operação também encontrou 12 condutores dirigindo sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), vencida, suspensa ou cassada.

 

O diretor da Dtfat, Breno Dionísio explicou que, os condutores são autuados devido à desobediência ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB). “A Operação Corta Giro atende ao clamor social, já que as motocicletas, alvos desse tipo de operação, são barulhentas e provocam a insegurança no trânsito.”

 

OPERAÇÃO LEI SECA 

 

No sábado (27), a Dtfat realizou a operação Lei Seca na Avenida Calama com a Guanabara, na Capital. A ação resultou na abordagem de 56 condutores, sendo nove deles presos em flagrantes por dirigirem sob a influência de álcool, infringindo o CTB.

 

A operação, que contou com a participação de equipes de fiscalização do Detran-RO e apoio da PMRO, teve como objetivo retirar das ruas condutores que representam um risco para si e aos demais usuários do trânsito. Foram realizados testes de alcoolemia, a fim de identificar aqueles que haviam consumido bebidas alcoólicas e estavam dirigindo.

 

FISCALIZAÇÃO DE TRÂNSITO 

 

Além de Porto Velho, no período de 22 a 28 de julho, a Dtfat realizou ações nos municípios de Alta Floresta d’Oeste, Alvorada do Oeste, Ariquemes, Buritis, Cacoal, Campo Novo de Rondônia, Espigão do Oeste, Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste, Pimenta Bueno, Rolim de Moura, Urupá, Vale do Paraíso e Vilhena, totalizando 1.356 abordagens de condutores, com a realização de 287 testes de alcoolemia. Foram flagrados 118 condutores inabilitados e 82 condutores embriagados. Durante as ações foram lavrados um total de 427 autos de infrações de trânsito.

 

O diretor da Dtfat, Breno Dionísio salientou que, “as abordagens resultaram no flagrante de 28,57% dos motoristas praticando crime, ou seja, 1/3 dos motoristas abordados estavam dirigindo alcoolizados e colocando sua vida e a dos demais em risco. Eis o foco da importância deste tipo de ação: retirar da direção veicular aqueles que insistem em combinar álcool com condução.”

 

O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, reforçou a necessidade de intensificar as ações de educação e fiscalização no trânsito. “Desejamos sempre conscientizar através da educação. No entanto, precisamos fazer cumprir a lei através de ações de fiscalização, e a Lei Seca visa proteger a vida. Ao dirigir sob a influência de álcool, o condutor coloca em risco não apenas sua própria vida, mas também a de outras pessoas. Por isso, é fundamental que a sociedade como um todo se conscientize sobre os perigos da combinação de álcool e direção.”

Fonte: Rondônia
Publicada em 30 de July de 2024 às 10:58

 

Leia Também

PM prende homem acusado de assassinar ex-policial em Porto Velho

Na ação, mais de 130 porções de entorpecentes foram apreendidas

Ônibus de empresa de turismo são incendiados em ataque criminoso em Porto Velho

Seis veículos foram destruídos em ação atribuída a facção criminosa

Mãe é acusada de deixar filho de 5 anos em parque nos EUA para o castigar

Testemunhas relataram que a criança ficou brincando sozinha no parque por cerca de 20 minutos até que as autoridades foram acionadas. Quando a polícia chegou ao local, encontrou a mãe nas proximidades, descendo uma rua

Adolescente é estuprado em banheiro de supermercado

O menino foi abordado pelo estuprador enquanto usava as instalações do banheiro

Envie seu Comentário