
O vereador Pedro Geovar (Progressistas) participou na quinta-feira (24) do 1º Encontro com Autistas Adultos. O evento realizado Instituto Federal de Rondônia – IFRO / Campus Calama, em Porto Velho, teve como objetivo dar visibilidade às vivências e destacar as conquistas dos autistas adultos.
Durante sua fala, o vereador Pedro Geovar ressaltou a relevância histórica do evento, destacando a iniciativa e o protagonismo dos próprios autistas adultos na organização. Enfatizou que, embora a maioria das políticas públicas voltadas ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) ainda esteja direcionada à infância, é imprescindível ampliar o olhar para as demandas da vida adulta.
Ainda durante o evento, o parlamentar apresentou duas importantes iniciativas legislativas em tramitação, sendo o projeto de Lei nº 4760/2025, que institui o Censo TEA, com o objetivo de levantar dados sobre a população autista de Porto Velho e o projeto de Lei nº 4728/2025, que cria o Programa Acolhimento Escolar e prevê a capacitação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para professores, cuidadores, acompanhantes e motoristas escolares.
Pedro Geovar destacou que ambas as propostas são fruto de escuta ativa e compromisso com a comunidade autista, reiterando que elas representam o início de um caminho que será trilhado em parceria com os próprios autistas.
O vereador expressou seu reconhecimento ao coordenador do Grupo Autistas Adultos, Ederson Rodinei, pelo constante empenho e parceria nas questões relativas ao Transtorno do Espectro Autista. O coordenador tem se destacado como colaborador ativo na elaboração de proposituras legislativas que visam assegurar direitos e promover políticas públicas voltadas à proteção e inclusão de crianças e adultos autistas.
Encerrando sua fala, o vereador reafirmou o compromisso de seu mandato com a construção de políticas públicas baseadas em evidências, respeito e diálogo, colocando-se à disposição da comunidade para continuar esse trabalho coletivo em prol de uma cidade mais inclusiva.
Fonte: Assessoria
Publicada em 25 de April de 2025 às 16:10