Cirone Deiró amplia entrega de secadores em Cacoal e destaca valorização do café rondoniense

Cirone Deiró amplia entrega de secadores em Cacoal e destaca valorização do café rondoniense

No último sábado, 08 de fevereiro, o deputado Cirone Deiró esteve na Associação dos Produtores Rurais Padre Ezequiel (Aprupe), localizada na linha 12, comunidade São Pedro, em Cacoal, para a entrega de mais um secador de café. Acompanhado pelos vereadores Zivan Almeida, Nice Condaque, Alaezio do Teixeirão, Amarildo Carvalho e pela representante da Dra. Amália, o parlamentar reforçou seu compromisso com o desenvolvimento da cafeicultura na região.  


De acordo com Valdevino Bathe Inhanse, presidente da Aprupe e cafeicultor, este é o segundo secador entregue pelo deputado à associação. “O deputado Cirone tem sido um parceiro presente, atendendo de forma rápida nossas demandas. Essa parceria tem contribuído significativamente para melhorar as condições de trabalho, colheita e secagem do nosso café”, afirmou. Ele destacou ainda que os secadores têm proporcionado mais autonomia aos produtores na comercialização da safra.  


Investimentos e valorização do café


Para Cirone Deiró, a recente valorização do café no mercado reflete os investimentos que têm sido feitos no setor. “Identifiquei essa necessidade dos agricultores logo no início do meu mandato, que o café é um produto que sempre terá grande demanda. Nossos cafeicultores investiram em tecnologia e práticas sustentáveis para melhorar a qualidade da bebida”, ressaltou o deputado. Ele enfatizou que o fortalecimento da cafeicultura é um dos pilares de seu mandato na Assembleia Legislativa, visando aumentar a renda dos produtores e suas famílias.  


O parlamentar também destacou o apoio do governador Coronel Marcos Rocha ao setor cafeeiro de Rondônia. Segundo ele, a distribuição de mudas de café clonal, realizada pelo governador, aliada ao suporte técnico de órgãos como a Emater, Embrapa e a Seagri, tem motivado os cafeicultores a adotarem novas tecnologias. “Essa distribuição permitiu aos agricultores renovar suas lavouras e expandir o plantio, impulsionando a produção e a qualidade do café”, concluiu Cirone.  


Cirone avalia que a iniciativa reforça a importância de políticas públicas e parcerias para o fortalecimento da agricultura familiar e do agronegócio, garantindo um futuro mais sustentável e rentável para os produtores rondonienses. “Essa é uma conquista dos cafeicultores que beneficiará de forma direta o desenvolvimento dos municípios e distritos rondonienses,”finalizou. 

Fonte: ALE/RO
Publicada em 11 de February de 2025 às 10:51

 

Leia Também

Prefeitura busca liberação na ANTT para avanço do Anel Viário de Porto Velho

Agenda em Brasília reforça empenho do município para destravar obra que vai retirar caminhões da Jorge Teixeira

Deputado Alan Queiroz propõe convênio de R$ 2,4 milhões para aquisição de aduelas, em Governador Jorge Teixeira

A proposta visa melhorar a infraestrutura e garantir mais segurança no tráfego da região.

 Santa Luzia D Oeste recebe anúncio de quase R$ 5 milhões em investimentos da deputada Gislaine Lebrinha

Parlamentar confirma recursos para estradas vicinais, saúde e apoio à APAE durante agenda no município.

Vereador Gedeão Negreiros cobra continuidade das obras no Bairro Parque Amazônia

Parlamentar solicita à Seminfra ações urgentes para garantir mobilidade e segurança aos moradores

Envie seu Comentário