A equipe da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) realizou, na terça-feira (4), em Cacoal, a primeira reunião para alinhamento junto às entidades que receberão os alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) destinados à comunidade indígena de Rondônia. Além de contribuir para o enfrentamento da insegurança alimentar e marginalização econômica e social, o PAA beneficiará produtores rurais indígenas, estimulando a produção local e abrindo caminhos para comercialização de seus produtos.
O Programa de Aquisição de Alimentos é uma iniciativa do governo federal que, em parceria com os estados e municípios vem atuando no combate à fome e à pobreza, ao mesmo tempo em que incentiva produtores rurais valorizando e comercializando a produção local. O programa vem sendo executado em Rondônia junto a produtores rurais tradicionais, com recursos financeiros tanto do governo estadual como do governo federal, que tem destinado verbas para execução do Programa Estadual de Aquisição de Alimentos (PAA-Estadual).
SEGURANÇA ALIMENTAR
A nova modalidade visa atender especificamente aos produtores rurais indígenas, incentivando-os a produzir seu alimento e gerar renda para comunidade, sem afastá-los de suas culturas e tradições. Além disso, o PAA-Indígena será uma fonte de apoio à erradicação da fome, por meio de doações que serão direcionadas preferencialmente para essa população.
O cadastro para o PAA indígena está sendo realizado pela Emater-RO
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o PAA-indígena vai contribuir para o fortalecimento das comunidades que poderão produzir em suas terras, mantendo a cultura alimentar, além de promover a segurança alimentar e nutricional de seus pares, garantindo a todos o que lhes é de direito, uma alimentação adequada, nutritiva e saudável.
ATER INDÍGENA
A Emater-RO, em parceria com a Secretara de Estado da Agricultura (Seagri) e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), vem promovendo atividades de desenvolvimento com a população indígena através dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural Indígena (Ater indígena).
Segundo o diretor-presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, o projeto faz parte da execução dos serviços de assistência técnica gratuito oferecidos pelo governo do estado e executados pela Autarquia. Desde março do ano passado, temos intensificado as atividades desenvolvidas junto às comunidade indígenas com cursos e orientações técnicas de cultivo e manejo, e agora, com o PAA-Indígena, levamos mais uma política de incentivo para que essas comunidade possam se desenvolver e prosperar”, explicou.
PROJETO PRODUTIVO
A Emater-RO está levando, inicialmente, o PAA-Indígena para as regiões de Ji-Paraná, Alta Floresta d’Oeste, Cacoal e Espigão do Oeste. De acordo com o engenheiro agrônomo da Emater-RO, Rafael Cidade, os cadastros estão sendo realizados e os técnicos já elaboraram o projeto produtivo junto a cada participante, definindo o que cada um vai comercializar no programa. “Nos reunimos no distrito de Nova Colina, em Ji-Paraná, com aproximadamente 50 indígenas da comunidade Arara, o mesmo será feito com as demais comunidades. Esta semana, a equipe da Emater vai se reunir com a Funai e entidades beneficiárias do programa para alinhamento das ações que serão desencadeadas na distribuição desses alimentos”, salientou.
Fonte: Secom - Rondônia
Publicada em 05 de February de 2025 às 15:38