Depois de muitos anos sofrendo com falta de iluminação pública, o município de Porto Velho avançou expressivamente neste setor graças aos trabalhos contínuos da atual gestão municipal. Ao longo de todo o mandato, a gestão do prefeito Hildon Chaves vem modificando o antigo cenário para dar um novo aspecto mais iluminado, não só para a capital, mas também para os distritos e vilas rurais, antes esquecidos. O trabalho é o resultado do compromisso feito para melhorar a infraestrutura urbana e garantir mais segurança e qualidade de vida à população.
Esse novo cenário mais iluminado se deu pelo empenho da Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), que em um feito inovador tem ampliado o número de pontos de iluminação pública na capital e nos distritos, gerando um salto de 20 mil pontos para mais de 70 mil atualmente, sendo cerca de 61 mil de luminárias de LED, através do Programa Proled.
E por conta de todo esse trabalho, Porto Velho neste momento tem sua área urbana 90% iluminada, avançando consideravelmente nos distritos, chegando a um total de 95% das comunidades do eixo da BR (alto Madeira) que foram contempladas com esses pontos de iluminação. Os avanços também se estendem para os distritos localizados no baixo Madeira, que foram atendidos com a substituição de 2 mil novos pontos de iluminação.
PROLED E PROLUZ
Responsáveis pelos avanços na iluminação pública do município de Porto Velho, os Programas Proled e Proluz implantados pela atual gestão, por meio da Emdur, revolucionaram o visual da cidade, padronizando e melhorando a qualidade da iluminação.
Segundo Gustavo Beltrame, presidente da Emdur, "o Programa Proled, de eficiência energética implantado em 2021, modernizou toda a infraestrutura de iluminação pública de Porto Velho. Foi desenvolvido para substituir as arcaicas iluminações convencionais por lâmpadas de LED, que resultam em mais economia de energia, reduz os custos operacionais e, consequentemente, otimiza a aplicação dos recursos públicos com muito mais benefício para os munícipes, tanto da capital, como dos distritos e comunidades do baixo Madeira".
Na capital, o Proled já atendeu mais de 90 bairros, além de diversos espaços públicos como quadras, praças e campos de futebol. A substituição das luminárias de vapor por LED, garante economia de até 70%, e ainda otimiza o sistema de iluminação com uma cidade mais iluminada e com uma durabilidade maior.
O Proluz é outro programa revolucionário implantado pela gestão de Hildon Chaves com o propósito de levar a iluminação para as comunidades rurais próximas às áreas urbanas. Dentro do conjunto de ações, desenvolveu o Prodistrito, que realiza serviços de execuções de iluminação pública e estruturação de equipamentos públicos nas áreas mais distantes.
No total, mais de 1.600 pontos de iluminação foram atendidos somente este ano em mais de 50 localidades, garantindo mais conforto e melhorando a segurança dos moradores durante a noite.
"Como exemplo desse avanço, podemos citar a comunidade de Marco Azul, localizada a cerca de 400 quilômetros da zona urbana. Nas comunidades rurais localizadas na BR-319 também foram realizadas manutenções ou modernizações. Além das expansões nas áreas de distritos como aconteceu nos distritos de Nova Califórnia, Vista Alegre, entre outros", destaca Beltrame.
CRONOGRAMA
Atendendo o cronograma de demandas das necessidades do município, a Emdur segue com as equipes realizando as manutenções necessárias e os pedidos realizados por meio do aplicativo Edmur, compatível com dispositivos Android e iOS.
Fonte: Prefeitura de Porto velho
Publicada em 17 de December de 2024 às 13:52