Inscrições abertas para o Encontro Interestadual de Educação

Inscrições abertas para o Encontro Interestadual de Educação

Evento online e gratuito está marcado para 16 de outubro com palestras para profissionais da educação

Impactar positivamente a comunidade e contribuir para a construção de uma sociedade mais próspera são propósitos do Sicredi, instituição financeira cooperativa preocupada com o desenvolvimento das pessoas e das regiões em que está presente. Esses objetivos são colocados em prática por meio da realização de programas como A União Faz A Vida, Cooperativas Escolares e Jornada de Educação Financeira nas Escolas, além de projetos e ações que têm como pilar a educação. As iniciativas colaboram com as instituições de ensino, públicas e privadas, na inovação dos modelos educacionais e potencializam valores de cooperação e cidadania entre crianças e adolescentes.     

Para fortalecer essa missão, o Sicredi realiza no dia 16 de outubro, o Encontro Interestadual de Educação. Com inscrições abertas, o evento ocorre de forma virtual e gratuita abrangendo os três programas de educação da instituição, e visa reunir profissionais da área para palestras e momentos de trocas sobre o contexto atual da educação. Com início às 19h, terá apresentação de Antônio Nóvoa, considerado um dos maiores pensadores da educação atual, e da Banda Reverb, um projeto artístico que traz reflexões a partir da união entre música e poema.

 “Aprender rende um mundo melhor” é o tema do evento este ano, que pretende impactar os participantes da rede de compromisso dos programas - gestores, apoiadores, assessoria pedagógica, parceiros e educadores - para que contribuam com o processo de transformação do ambiente escolar e da comunidade, por meio de reflexões sobre a profissão.  Um dos temas abordados será a importância da formação continuada para a carreira dos professores, ministrado por Antônio Nóvoa.


Os programas A União Faz a Vida, Cooperativas Escolares e Jornada de Educação Financeira nas Escolas são realizados em 83 cidades localizadas em 5 estados da região Centro-Oeste e Norte do país, com a participação de mais de 9.500 professores e impactando aproximadamente 157 mil alunos.  

“São ações que oferecem metodologias, inovações e dinâmicas educacionais que beneficiam a aprendizagem de crianças e adolescentes. Por meio do Encontro, visamos abarcar mais educadores que, assim como o Sicredi, têm como propósito transformar o ambiente escolar e construir juntos uma sociedade mais justa e próspera”, afirma a gerente de Sustentabilidade e Cooperativismo da Central Sicredi Centro Norte (que abrange os estados de Mato Grosso, Pará, Rondônia, Acre, Amazonas, Amapá, Roraima e algumas cidades de Goiás), Daniela Lepinsk.

O presidente da Central Sicredi Centro Norte, João Spenthof afirma que o 5º princípio do cooperativismo é educação, formação e cooperação que junto ao 7º princípio, o interesse pela comunidade, resultam em programas como esses que se juntam a outras formas de atuação do Sicredi para a construção de uma sociedade mais próspera. “Acreditamos que a educação é um meio de transformação da sociedade, por isso investimos em programas que levam a educação integral de crianças e adolescentes e buscam desenvolver as pessoas em sua integralidade social, formando cidadãos mais cooperativos” resume o presidente ao acrescentar que a estratégia de sustentabilidade do Sicredi busca maximizar o impacto positivo, olhando para os pilares econômico, social e ambiental”, finaliza o presidente.


Sobre os programas


A União Faz A Vida - Desenvolvido em parceria com as secretarias municipais de educação, o PUFV tem como objetivo contribuir com as escolas no desafio de inovar nos modelos de educação e potencializar os princípios e valores da cooperação e cidadania entre crianças e adolescentes. O programa beneficia instituições de ensino públicas e particulares por meio de uma metodologia própria que valoriza os saberes obtidos fora e dentro da escola. A metodologia, que pode ser desenvolvida na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, coloca os alunos como protagonistas do processo de aprendizagem por meio do desenvolvimento de projetos que ajudam a explorar saberes, para além dos conteúdos escolares.  

Cooperativas Escolares - Ocorre em parceria com instituições de ensino que acreditam nos princípios e valores do cooperativismo como proposta educativa. Assim, os estudantes são os protagonistas, atuando como pesquisadores, investigadores e compartilhando conhecimentos com todos. Com o auxílio do Professor Orientador, os alunos criam as suas próprias cooperativas com fins educativos. Um Programa que amplia as oportunidades de aprendizado de crianças e adolescentes, vivenciando experiências de valores e princípios cooperativistas.         

Jornada de Educação Financeira nas Escolas - A iniciativa visa contribuir para a formação e protagonismo de uma população mais preparada para tomar decisões financeiras com maior autonomia e consciência, apoiando a construção de uma sociedade financeiramente sustentável, com condições de desenvolvimento pessoal e coletivo.

Sobre o Sicredi  

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos 8 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.700 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.   

Nos estados de Mato Grosso, Pará, Rondônia, Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, e algumas cidades de Goiás, o Sicredi está presente em 243 municípios e possui 323 agências, para o atendimento a mais de 1,252 milhão de associados. 

Site do Sicredi: www.sicredi.com.br 

Fonte: Assessoria
Publicada em 30 de September de 2024 às 09:59

 

Leia Também

COMPROMETIMENTO: Bruno Eduardo assume protagonismo da TV em Rondônia

Apresentador iniciou sua carreira jornalística com uma visão clara: informar com responsabilidade e aproximar a comunidade das notícias que realmente importam

Novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público será obrigatório a partir de 2025

A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) publicou na terça-feira, 24, a Portaria n.º 1.516/2024, que estabelece o novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCasp).

A Polícia Civil de Rondônia afasta servidores públicos envolvidos em recebimento de emenda para ONG de animais

Polícia Civil deflagra 2ª fase da operação "LAMBUJA" em investigação sobre desvio de verbas públicas

Ministério Público obtém reconhecimento da ilegalidade de associações de produtores rurais em Nova Mamoré e Guajará-Mirim

O Ministério Público de Rondônia ingressou com ações civis públicas visando à dissolução compulsória (extinção) de duas associações envolvidas na prática de crimes ambientais, consistentes, principalmente, em desmatamento e invasão ao Parque Estadual de Guajará-Mirim e de seu entorno.

Envie seu Comentário