PF deflagra operação para combate a crimes ambientais

PF deflagra operação para combate a crimes ambientais

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (6/9) a Operação Ultimato, para combate a crimes ambientais na região oeste de Rondônia, junto do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, da Fundação Nacional dos Povos Indígenas – FUNAI e do Exército Brasileiro – EB.

A ação contou com 10 Policiais Federais, 3 Agentes da FUNAI, 2 Agentes do IBAMA e 12 Militares do 6º Batalhão de Infantaria de Selva do EB e teve como objetivos a retirada de invasores da Terra Indígena – TI Igarapé Lage e a verificação de focos de queimadas criminosas no local.

A Operação Ultimato é a sétima operação da Polícia Federal na TI Igarapé Lage no ano de 2024. A área desmatada no local alcançava 840 hectares, extensão que corresponderia a aproximadamente 800 campos de futebol.

Além do desmatamento, foram verificados vários focos de queimadas criminosas, com suspeita de envolvimento dos invasores. No decorrer da ação, foi destruída uma ponte utilizada pelos invasores.

Os responsáveis podem ser condenados pelo crime de invasão de terras públicas com intenção de ocupação e pelo crime de desmatamento clandestino em área pública, ficando sujeitos a penas de até 7 anos de prisão.

As ações da Polícia Federal, junto de outros órgãos de fiscalização, continuarão até a completa desintrusão de invasores e a plena cessação da prática de crimes ambientais no local.
Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia
Fone: (69) 3216-6273

Fonte: gov
Publicada em 07 de September de 2024 às 18:39

 

Leia Também

PF e PM/RO atuam em flagrante de candidato encontrado com dinheiro não declarado

Ele foi apresentado ao Tribunal Regional Eleitoral, por se tratar de candidato com foro por prerrogativa

Polícia Civil de Rondônia desarticula organização criminosa envolvida em crimes ambientais no Parque Serra dos Reis

A Operação teve como objetivo desarticular uma organização criminosa responsável por crimes ambientais

PF desarticula esquema milionário de fraude fundiária em Rondônia e sequestra R$ 82 milhões

Ação visa desmantelar um esquema de fraudes na regularização de terras públicas federais ocorrido entre 2017 e 2019. Os mandados foram cumpridos nas cidades de Porto Velho, Vilhena e Guajará-Mirim

PF cumpre 30 mandados em operação contra tráfico de cocaína

Foram cumpridos mandados judiciais em Rondônia, Sergipe, Paraná, Pará e Bahia. Sendo 10 de prisão e 20 de busca e apreensão

Envie seu Comentário