Monitoramento Perimetral é intensificado no trânsito para redução de sinistros no estado

Monitoramento Perimetral é intensificado no trânsito para redução de sinistros no estado

Com o intuito de dar segurança em locais com altos índices de sinistros em Rondônia, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) reforçou o Monitoramento Perimetral em Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná e Cacoal. A presença dos agentes da Diretoria de Fiscalização e Ações de Trânsito (Dtfat) tem o objetivo de proteger cidadãos, inibindo comportamentos perigosos de condutores em horários de pico.

A direção-geral da Autarquia fez a orientação para que a Dtfat, em parceria com o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPtran), intensifique as ações nos locais mais críticos, conforme dados do Anuário Estatístico da Coordenadoria de Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Corenaest).

Segundo dados do Corenaest, quase 85% dos sinistros são causados por fator humano, resultado da imprudência dos motoristas envolvidos. “Portanto, o objetivo desta fiscalização é orientar a população para que faça escolhas corretas e prudentes no trânsito, assumindo a responsabilidade por suas ações”, destacou o diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha.

Rondônia registrou em 2023, 18.165 sinistros no trânsito, com 418 vítimas fatais, demonstrando que 90% das mortes no trânsito ocorrem por imperícia humana na condução de um veículo. Segundo o diretor da DFFAT, Breno de Oliveira Dionizio, comportamentos no trânsito como avançar o sinal vermelho; não dar preferência ao pedestre; ciclista e motociclista a não respeitar o limite de velocidade; que acabam por provocar o alto índice de sinistros e mortes no trânsito.

De acordo com o diretor do detran, as ações educativas e de fiscalização realizadas pela Autarquia tem como meta, zerar as mortes no trânsito rondoniense, fortalecendo o compromisso com a vida em primeiro lugar. “O reforço das ações de Monitoramento Perimetral é fazer com que os agentes se façam presentes nas vias, monitorando o trânsito, instruindo condutores a praticarem comportamentos seguros no trânsito, obedecendo o que determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), inibindo comportamentos perigosos”, explicou.

DUAS RODAS, UMA VIDA

Na noite da quarta-feira (31), a DFFAT executou a ação de fiscalização na Avenida Imigrantes, em Porto Velho, com objetivo de coibir condutores inabilitados, considerando que este é o grupo mais envolvido em sinistros. “Foram realizadas 95 abordagens, com a autuação de nove condutores inabilitados.”

PNATRANS

O Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) ao qual a Autarquia aderiu em 2022, está alinhado às iniciativas da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Nova Década de Segurança no Trânsito, e com as políticas nacionais de trânsito e de mobilidade urbana, estabelecendo metas para a redução de no mínimo 50% das taxas de mortes por grupo de habitantes e por grupo de veículos, no período de dez anos, de 2018 a 2028. As ações de educação e fiscalização de trânsito do Detran-RO estão fundamentadas no Pnatrans.

Fonte: Rondônia
Publicada em 02 de August de 2024 às 15:02

 

Leia Também

Em Porto Velho/RO, PRF apreende drogas em táxi

Pacotes estavam escondidos no porta-malas do carro

Brasileira é presa nos EUA por deixar filhos no carro durante onda de calor

A polícia foi acionada após testemunhas ouvirem o alarme do carro e verem a criança mais velha tentando sair do veículo

Guardas-civis de Cotia são presos pela morte de adolescente de 17 anos na capital

Segundo boletim de ocorrência, os guardas afirmaram que, ao abordarem dois suspeitos de roubar um veículo no km 19 da rodovia Raposo Tavares, os criminosos bateram o carro em um poste e desceram atirando contra eles e que houve confronto. Os suspeitos, então, teriam continuado a fuga a pé

Adolescente de 15 anos morre ao ser baleada durante roubo de celular

A estudante havia saído de uma adega e voltava para casa acompanhada de uma amiga, de também 15 anos. Elas caminhavam pela rua Estrela Guia quando foram abordadas pelo criminoso que estava em uma motocicleta. O homem teria exigido os celulares das adolescentes

Envie seu Comentário