Polícia Federal deflagra Operação Lavagem de Ouro em nove estados

Polícia Federal deflagra Operação Lavagem de Ouro em nove estados

A Polícia Federal cumpre hoje (28) 52 mandados de busca e apreensão em endereços relacionados a líderes de um grupo investigado por crimes de lavagem de dinheiro, fruto da extração e comércio ilegais de ouro.

A Operação Lavagem de Ouro é feita em conjunto com a Receita Federal e também busca os principais intermediários que atuam na lavagem desses ativos. Os mandados estão sendo cumpridos em São Paulo, Mato Grosso, Goiás, no Pará, Paraná, na Paraíba, no Rio de Janeiro, em Pernambuco, Rondônia e no Distrito Federal.

A Justiça Federal determinou o bloqueio de contas de 40 investigados, no valor de até R$ 614 milhões. Foram aprendidos, até o momento, aparelhos de telefonia móvel e computadores dos investigados, documentos relacionados ao comércio ilegal de ouro, além de ouro em diversos endereços.

Os crimes apurados são de lavagem de ativos, receptação qualificada, falsidade Ideológica, redução do pagamento de tributos federais, dificultar a ação fiscalizadora ambiental do poder público, por meio da omissão no pagamento de compensação financeira pela exploração de recursos minerais, promoção de organização criminosa e usurpação de bem mineral da União.

Fonte: AGÊNCIA BRASIL
Publicada em 28 de junho de 2022 às 10:53

 

Leia Também

PF tira de circulação grupo criminoso voltado ao comércio ilegal de ouro

A Justiça Federal determinou, também, o sequestro de R$ 907.897,54 (novecentos e sete mil, oitocentos e noventa e sete reais e cinquenta e quatro centavos) em contas bancárias, aplicações financeiras e investimentos em ações. Além disso, durante a deflagração da operação policial, foram apreendidos 19 (dezenove) veículos, joias e 4 (quatro) armas de fogo, tendo, inclusive, a participação do GPI (Grupo de Pronta Intervenção da Polícia Federal) em razão da sensibilidade de um dos alvos.

Polícia Federal deflagra operação contra exploração ilegal de diamante em Terra Indígena

Operação “Conexão Internacional” cumpre 06 Mandados de Busca e Apreensão e promove o sequestro e bloqueio de milhares de reais

PF deflagra Operação Duble Tap contra a pornografia infantil em Rondônia

As investigações foram iniciadas em junho deste ano e a partir de técnicas especiais de investigação foi possível identificar o suspeito de adquirir fotos e vídeos com conteúdo relacionado ao abuso sexual infantojuvenil, principalmente através de grupos de aplicativos de troca de mensagens, utilizando a rede mundial de computadores.

PF desarticula organizações criminosas voltadas à extração e comércio ilegal de ouro

Três operações estão sendo deflagradas simultaneamente para combater os crimes de lavagem de dinheiro, extração e comércio ilegal de ouro, dentre outros

Envie seu Comentário