Além da questão ética, saúde e educação - Por Valdemir Caldas

Além da questão ética, saúde e educação - Por Valdemir Caldas

Não se tem dúvida de que, na briga pela cadeira que hoje pertence ao prefeito Hildon Chaves, os embates politico-eleitorais girarão em torno da questão ética – uma bandeira que o Partido dos Trabalhadores já empunhou forte e fartamente, especialmente em Rondônia, até ser espatifado pelo aprendiz de barítono Roberto Jefferson, num memorável dó de peito. Talvez por isso a possibilidade de o desembargador Walter Waltenberg – com o pé na aposentadoria – filiar-se ao MDB e entrar na disputa pelo palácio Tancredo Neves venha causando tanto entusiasmo entre segmentos da sociedade, porém, a meu ver, saúde e educação influenciarão, decisivamente, na escolha dos eleitores que acorrerão às urnas em outubro próximo.

Nos últimos anos, a saúde e a educação chegaram ao fundo do poço. Estão brincando com coisas sérias. Poucas vezes, duas importantes áreas de governo foram tão absurdamente negligenciadas, relegadas a um plano secundário, como agora. Não por acaso, os meios de comunicação vêm, aqui e ali, acompanhando e levando ao conhecimento da opinião pública fatos lamentáveis envolvendo esses essenciais setores da administração, como principais protagonistas, numa demonstração inequívoca de que alguma coisa não vai bem, e cujas razões ainda não foram devidamente elucidadas. Dizer que esse ou aquele secretário vem se esforçando (e não poderia ser diferente) para identificar os problemas e propor soluções, é muito pouco, não mais convence, exceto os áulicos palacianos. Infelizmente, ao que parece, a realidade pouco tem alterado a disposição dos que, nomeados para postos de mando, para resolver os problemas que afligem a população, continuam usando a função para andarem na contramão dos serviços que deveriam prestar.

As justas e recentes manifestações da sociedade contra o caos que impera na saúde e educação apenas reforçam o que se tem dito e repetido, ou seja, ambos viraram casos, não de polícia, mas de justiça, e essa situação precisa de uma intervenção firme, efetiva e eficaz por parte das instituições responsáveis pela defesa dos interesses da população. Além da questão ética, saúde e educação terão peso decisivo na disputa eleitoral de outubro. Aguardemos, pois, o desenrolar dos acontecimentos.  

 

Fonte: Valdemir Caldas
Publicada em 22 de janeiro de 2020 às 09:31

 

Leia Também

Prefeitura de Porto Velho Prorroga Inscrições para subcomissão técnica de Publicidade

Grupo será responsável pela análise de propostas em licitação para contratação de agência de publicidade

Presidente do TJRO reconhece o esforço de servidores da Central de Processos Eletrônicos

Em reunião na CPE, o desembargador agradeceu o empenho para melhorar os indicadores

CNJ abre consulta pública para contribuições à Política Nacional da Pessoa com Deficiência em Âmbito Judicial

Prazo para envio de sugestões segue até o dia 21 de julho

Inscrições para o 4º Exame Nacional da Magistratura começam nesta quinta, 10 - Saiba como requerer heteroidentificação

Saiba como requerer heteroidentificação

Envie seu Comentário