Assembleia Legislativa autoriza o Executivo a instituir o Refaz para dívidas do IPVA e ICMS

Assembleia Legislativa autoriza o Executivo a instituir o Refaz para dívidas do IPVA e ICMS

Em sessão extraordinária realizada nesta quarta-feira (11), a Assembleia Legislativa aprovou em segunda votação uma série de projetos encaminhados pelo Poder Executivo. Entre eles está o projeto de Lei 380/2019, que institui o Programa de Recuperação de Créditos da Fazenda Pública Estadual, relacionado ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e ao Imposto sobre a Transmissão ‘Causa Mortis’ e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (Refaz IPVA/ITCD). 

O Poder Executivo explicou que o projeto de lei tem por objetivo auxiliar a recomposição do caixa do tesouro estadual frente à atual crise econômica que atinge o País, garantindo recursos para execução do Orçamento, sendo que eventual perda de receita decorrente da aplicação dessa lei deverá ser compensada por meio do acréscimo no recebimento dos créditos inscritos na dívida ativa. 

Os deputados também aprovaram o projeto 369/2019, que institui o Programa de Melhoria na Qualidade de Ensino-Excelência, às unidades de ensino da rede pública estadual, orienta sua implantação e revoga a Lei nº 3.432, de 9 de setembro de 2014. 

A próxima Mensagem aprovada foi projeto 379/2019, que institui o Programa de Recuperação de Créditos do ICMS da Fazenda Pública Estadual (Refaz ICMS). A finalidade é incentivar os contribuintes em débito com a Fazenda Pública a quitar seus compromissos com o Estado, e com isso aumentar a receita tributária, auxiliar a recomposição do caixa do tesouro estadual e fortalecer a recuperação econômica de Rondônia.

Fonte: Decom-ALE/RO
Publicada em 12 de dezembro de 2019 às 14:00

 

Leia Também

Combate a desigualdade e resgate do orgulho de Porto Velho são pautas do pré-candidato à prefeito Samuel Costa

Uma das mais ressoantes vozes da esquerda rondoniense na atualidade, o professor Samuel Costa, é pré-candidato a prefeito de Porto Velho (RO) pelo Partido Comunista do Brasil – PC do B.

Vítima de ataques políticos, prefeito de Machadinho explica projeto de alteração do Imprev

Se o município não se adequar a prefeitura ficará sem certidão e não receberá recursos

Presidente Laerte Gomes recebe representantes da Polícia Civil de Rondônia

Categoria solicitou que, na Reforma Administrativa, polícias de Rondônia tenham mesmos direitos que polícias federais

Secretário da Seduc presta esclarecimentos de ações na Comissão de Educação

Suamy Vivecananda foi ouvido e disse que não há previsão para retorno às aulas presenciais

Envie seu Comentário