Comissão de Saúde conhece projeto de construção com sistema BTS para obras do Hospital Euro em Rondônia

Comissão de Saúde conhece projeto de construção com sistema BTS para obras do Hospital Euro em Rondônia

Na manhã desta terça-feira (10), a Comissão de Saúde, Previdência Social e Assistência Técnica da Assembleia Legislativa, realizou a última reunião ordinária de 2019, e recebeu o empresário Jurandir Ferreira Junior, representando uma empresa especializada em obras com modelo BTS- Built to Suit, uma proposta para as obras de construção do hospital Euro em Rondônia.  

A Comissão foi presidida pelo deputado Adailton Furia (PSD), e contou com a presença dos membros Dr. Neidson (PMN), Jair Montes (PTC), Anderson Pereira (PROS), Lebrão (MDB), Chiquinho da Emater (PSB) e Marcelo Cruz (PTB), que observaram atentos a apresentação de como esta forma de construir traria agilidade, praticidade e economia ao Poder Executivo, além da sustentabilidade do processo.  

Segundo o empresário Jurandir Ferreira essa proposta já está sendo viabilizada em outros Estados. Segundo ele, a proposta utiliza sistema construtivo em painéis monolíticos, o que leva rapidez na execução do projeto, redução de resíduos, economia com elementos estruturais, isolamento térmico e acústico, flexibilidade de adequação, otimização de mão de obra e tempo de execução.  “É um modelo de construção relativamente novo no Brasil, cheio de vantagens para as empresas que optam por esse tipo de contrato de locação, e para um hospital Euro que exige, neste momento, agilidade e qualidade, seria a melhor solução”, enfatizou. 

Os parlamentares disseram que o Hospital Euro deve ter em média 400 leitos e que é preciso saber valores exatos para apresentar ao Executivo, para que o projeto entre no termo de referência. 

O deputado Lebrão afirmou que o governo não tem se manifestado com interesse nesse projeto, pois não enviou nenhum representante do executivo para prestigiar e conhecer todos os detalhes dessa modalidade. ” O governo precisa ter vontade de trabalhar“, frisou.  

O deputado Jair Montes questionou a falta de união entre os poderes para apoiar causas de interesse do Estado. Como exemplo citou os valores já existentes em conta para o início das obras do Hospital Euro. “Já tem R$ 50 milhões na conta, através de doações do Tribunal de Contas e nada foi feito até agora”, pontuou. 

O deputado Furia afirmou que o governo precisa andar com as próprias pernas, que existe uma grande lentidão do governo em agir, que essa iniciativa de conhecer projetos para a construção do novo hospital deveria partir do Executivo e não da Casa de Leis. 

 

Conselho Deliberativo do EURO 

A Comissão elegeu o deputado Adailton Furia, como membro efetivo e a Técnica Legislativa da Comissão de Saúde Rosa Maria, como suplente, para compor o Conselho Deliberativo do Hospital Euro, para gerir e analisar detalhes sobre o Fundo criado pelo Governo de Rondônia para a construção da unidade hospitalar.

 

Plano de Carreira 

A Comissão de Saúde ainda recebeu uma comitiva com representantes de vários sindicatos da saúde, que apresentaram o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) da categoria. Os profissionais pedem apoio da Comissão para que o Poder Executivo possa atender e enviar a proposta para aprovação do Poder Legislativo. O deputado Furia disse que a Comissão está unida aos Sindicatos e que vai fazer de tudo para ajudar na aprovação da proposta apresentada.

 

Projeto de lei 

O projeto de lei 332/19 de autoria do deputado Lazinho da Fetagro (PT), que institui 20 de novembro como o dia dos alcoólicos anônimos e dá outras providências. O deputado Dr. Neidson foi o relator e deu parecer favorável à aprovação do PL, e foi seguido pelos demais deputados. 

A próxima reunião da Comissão foi convocada para o dia 18 de fevereiro de 2020.

    

Fonte: Decom-ALE/RO
Publicada em 10 de dezembro de 2019 às 16:57

 

Leia Também

Prefeito Jurandir agradece governador Marcos Rocha e deputado Jean Oliveira por obras de asfalto em Santa Luzia d’Oeste

Na manhã desta quarta-feira (9), a 4ª Usina de Asfalto do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER-RO) iniciou a aplicação da capa asfáltica em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) em ruas e avenidas de Santa Luzia d’Oeste

Deputado Alex Redano destina R$ 200 mil para realização do Arraiá Sul em Porto Velho

Esse recurso é uma forma de valorizar a cultura popular e oferecer à população da zona sul de Porto Velho

Luizinho Goebel promete atendimento especial para mulheres de Vilhena

Em um esforço significativo para melhorar o bem-estar das mulheres em Vilhena, o deputado Luizinho Goebel anunciou o lançamento de um projeto pioneiro dedicado a oferecer apoio exclusivo

Eyder Brasil homenageia cerca de 400 jornalistas com voto de louvor

Iniciativa do deputado busca reconhecer o papel da imprensa para a democracia e transparência

Envie seu Comentário