OAB está entre as instituições com melhor reconhecimento pela sociedade

OAB está entre as instituições com melhor reconhecimento pela sociedade

A OAB é a instituição melhor avaliada entre empresas e organizações, com um índice de 66% de confiança da sociedade. A informação faz parte do Estudo da Imagem do Judiciário Brasileiro, lançado nesta segunda-feira(02), pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), no Rio de Janeiro.

Entre as instituições pesquisadas juntamente com a Ordem, o índice de confiança alcançado pelas empresas privadas foi de 56%, pelos movimentos sociais 49%, sindicatos 35% e partidos políticos 14%. 

“Vejo esse índice como um grande reconhecimento da sociedade sobre o papel da advocacia. É também uma grande responsabilidade para a Ordem, que não pode se afastar dos seus princípios e deve seguir firme no papel de defesa dos direitos do cidadão, da Constituição e da democracia”, avalia Felipe Santa Cruz, presidente da OAB Nacional.

Elton Assis, presidente da OAB Rondônia, reforça que o papel vigilante da Ordem tem sido defendido com galhardia por advogados abnegados que optam por dedicar parte do seu tempo em servir a OAB, “uma causa nobre e que só engrandece a nossa advocacia que abraça com entusiasmo a causa em defesa da igualdade social, da democracia e da cidadania”.

O presidente da OAB Rondônia destaca, especialmente, as grandes conquistas defendidas ou encampadas pela OAB que promoveram mudanças significativas no país, como:  a campanha “Diretas Já”; a “Lei do Ficha Limpa”; o fim dos investimentos de empresas em campanhas eleitorais; a aprovação do pacote com as “10 Medidas contra a Corrupção”; as conquistas em defesa da livre manifestação, liberdade de expressão, entre outras.

“Dentro de nossa realidade devemos sempre lembrar da presença da OAB quando da elaboração da Constituição Estadual de Rondônia; atos em defesa de eleições limpas nas campanhas eleitorais, e mais recentemente, as campanhas e ações promovidas pela OAB/RO na luta para maior dignidade, igualdade de direitos e assistência às mulheres vítimas de violência”, ressalta Assis.

O estudo aponta que, entre os poderes da República, o Judiciário tem o maior índice de confiança da população, com 52%, à frente do Poder Executivo, que pontua 34%, e do Legislativo, com 19%. Para a sociedade o Judiciário é o que cumpre melhor o seu papel entre os três poderes, com índice de 33%. 

A pesquisa foi encomendada pela AMB e realizada pela Fundação Getúlio Vargas, no período de agosto de 2018 a outubro de 2019. O estudo ouviu mais de 2,5 mil pessoas, entre advogados, defensores públicos e cidadãos. A coordenação da pesquisa ficou a cargo do ministro Marco Aurélio Bellizze, do Superior Tribunal de Justiça, com subcoordenação da presidente da AMB, Renata Gil.

Com informações da AMB e da OAB Nacional 

Fonte: Assessoria
Publicada em 05 de dezembro de 2019 às 10:39

 

Leia Também

Governo de Rondônia realiza 1º leilão virtual de veículos no próximo dia 25

172 lotes com variação entre R$ 10 (dez reais) e R$ 20 mil (vinte mil reais).

Governo de Rondônia apresenta plano de retomada ao turismo no Estado

Para divulgá-lo, a Superintendência Estadual de Turismo (Setur) se reunirá com autoridades e agentes dos municípios de Cacoal

Governo de Rondônia estuda reajuste da tarifa do transporte intermunicipal

Segundo nota técnica, a concessão utilizará os índices até os meses de maio e junho de 2020 e se fundamentará em análises do Departamento de Estradas de Rodagem

Procon alerta consumidor contra golpes aplicados por consórcios em Rondônia

Desde o início da pandemia de coronavírus, em março, até os dias atuais, a unidade local do Procon/RO registrou 1.290 reclamações

Envie seu Comentário