Prefeitura divulga índice de Infestação por aedes aegypti em Ji-Paraná

Prefeitura divulga índice de Infestação por aedes aegypti em Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio do Comitê Municipal de Combate ao mosquito da dengue, divulgou o resultado do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por aedes aegypti (Lira) no município. Os dados coletados pelos agentes de endemias constaram que a infestação predial relativa ao mosquito que transmite a dengue está em 1,7%.

Esse número coloca Ji-Paraná fora do risco de epidemia de dengue, segundo o Ministério da Saúde, mas é preciso continuar combatendo o mosquito eliminando os criadouros.

O diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Thiago Butzske Freire, ressalta que 80% dos criadouros se formam dentro dos quintais. Os bairros da cidade com maior índice de infestação do mosquito foram Duque de Caxias, Cafezinho, Alto Alegre e Parque dos Pioneiros.

“O Prefeitura está trabalhando para a maior efetividade na prevenção e no combate e eliminação dos criadouros do mosquito. A população precisa colaborar também. Se cada família tirar um dia da semana para verificar os locais que acumulam água e eliminar esses criadouros do mosquito, a chance do índice aumentar é pequena. Temos que somar forças nesta luta contra o aedes aegypti”, disse o diretor.

Os casos de dengue têm diminuído em Ji-Paraná. Em 2018 foram registrados 182 notificações e 37 casos confirmados. Este ano foram 60 casos notificados e apenas nove positivos.

“Então vamos continuar atentos para não permitir que o índice aumente e a doença seja transmitida, principalmente agora no período chuvoso. Aquela tampinha ou a calha do telhado de casa pode ser um criadouro. Estamos reforçando as estratégias de trabalho dos agentes de endemias para que orientem a população a colaborar nesta missão contra a dengue”, finalizou o secretário municipal de saúde, Rafael Papa.

Fonte: Decom - Ji-Paraná
Publicada em 03 de dezembro de 2019 às 13:23

 

Leia Também

Marcos Rogério lidera intenções de voto para o Governo de Rondônia

Pesquisa divulgada hoje pelo Instituto Survey Vision mostra como estão as intenções de voto para os possíveis pré-candidatos ao Governo

“Meu Voto, Meu Poder” nas escolas: Justiça Eleitoral presta atendimento em escolas públicas da capital

Atendimento gratuito nas escolas João Bento e Eduardo Lima e Silva para alistamento eleitoral de jovens a partir de 15 anos.

Vereador Adalto de Bandeirantes visita SEMED para discutir transporte Escolar na Zona Rural da Capital

Encontro abordou a necessidade de manutenção e ampliação da frota de ônibus escolares para garantir acesso à educação nas comunidades afastadas de Porto Velho

Cirone Deiró apoia comemoração dos 37 anos de São Miguel do Guaporé

Deputado assegurou, esse ano, R$ 100 mil para a realização da festa de aniversário do município

Envie seu Comentário