PF deflagra Operação Blister para combater corrupção na prefeitura de Vilhena

PF deflagra Operação Blister para combater corrupção na prefeitura de Vilhena

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (18/10/19), a denominada OPERAÇÃO BLISTER visando dar cumprimento 10 (dez) mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Eleitoral em Vilhena/RO.

Iniciada em 2016, a investigação tem como objetivo coibir crimes de corrupção no estado de Rondônia, praticadas por uma organização criminosa sediada na cidade de Vilhena/RO, que atuava principalmente na fraude a licitações da prefeitura municipal.

Segundo as investigações, a organização criminosa possuía estrutura e articulação suficiente dentro de entes públicos para fraudar licitações e auferir vantagem indevidas.

As fraudes em procedimentos licitatórios envolveram a empresa BIOCAL COMÉRCIO E REPRESENTAÇÕES LTDA com a prática de sobrepreço e consequente superfaturamento nas contratações realizadas com a Prefeitura Municipal de Vilhena/RO, as quais tinham como objeto a aquisição de nutrição especializada, medicamentos e materiais penosos destinados a atender as demandas da saúde pública municipal, envolvendo recursos oriundos do SUS.

Os indiciados responderão, na medida de sua participação, pelos crimes de corrupção ativa e passiva (art. 333 e art. 317 do Código Penal), crimes licitatórios (art. 90 e 93 da Lei n. 8666/93 ), lavagem de dinheiro (art. 1º da Lei 9.613/98) e associação criminosa (art. 288 do Código Penal).

Cerca de 40 policiais federais participam da ação de hoje, cujos mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos nas cidades de Vilhena/RO, Cacoal/RO, Ji-Paraná/RO, Buritis/RO e Porto Velho/RO, além do sequestro de bens e valores dos investigados no montante de até R$ 8.912.383,67 (oito milhões, novecentos e doze mil, trezentos e oitenta e três reais e sessenta e sete centavos).

O termo “Blister” é uma alusão às embalagens de medicamentos que armazenam comprimidos, sendo estes um dos principais itens das licitações fraudadas pela quadrilha investigada.

Fonte: PF
Publicada em 18 de outubro de 2019 às 07:28

 

Leia Também

Coleta Seletiva: Semeia orienta a população para utilizar Ecoponto corretamente

O objetivo é inserir na sociedade ji-paranaense a cultura de reciclar, adotando a prática da separação do lixo, contribuindo assim para redução da quantidade de resíduos que é enviada para os aterros.

Semagric continua trabalho no distrito de Rio Pardo

Gestão Hildon Chaves garante escoamento da produção através do trabalho das equipes da Semagric

Saae apresenta nomes das empresas participantes de licitação para ampliação e readequação do sistema de água em Vilhena

Cinco empresas apresentaram documentação para se habilitar na concorrência pública; apenas uma é de Rondônia

Jovem recebe alta após três anos internada em hospital da Ameron

Para marcar a despedida de Amanda, toda equipe envolvida no processo de desospitalização organizou uma pequena homenagem como forma de registrar o carinho pela paciente que foi exemplo de superação para todos.

Envie seu Comentário