PF deflagra Operação Blister para combater corrupção na prefeitura de Vilhena

PF deflagra Operação Blister para combater corrupção na prefeitura de Vilhena

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (18/10/19), a denominada OPERAÇÃO BLISTER visando dar cumprimento 10 (dez) mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Eleitoral em Vilhena/RO.

Iniciada em 2016, a investigação tem como objetivo coibir crimes de corrupção no estado de Rondônia, praticadas por uma organização criminosa sediada na cidade de Vilhena/RO, que atuava principalmente na fraude a licitações da prefeitura municipal.

Segundo as investigações, a organização criminosa possuía estrutura e articulação suficiente dentro de entes públicos para fraudar licitações e auferir vantagem indevidas.

As fraudes em procedimentos licitatórios envolveram a empresa BIOCAL COMÉRCIO E REPRESENTAÇÕES LTDA com a prática de sobrepreço e consequente superfaturamento nas contratações realizadas com a Prefeitura Municipal de Vilhena/RO, as quais tinham como objeto a aquisição de nutrição especializada, medicamentos e materiais penosos destinados a atender as demandas da saúde pública municipal, envolvendo recursos oriundos do SUS.

Os indiciados responderão, na medida de sua participação, pelos crimes de corrupção ativa e passiva (art. 333 e art. 317 do Código Penal), crimes licitatórios (art. 90 e 93 da Lei n. 8666/93 ), lavagem de dinheiro (art. 1º da Lei 9.613/98) e associação criminosa (art. 288 do Código Penal).

Cerca de 40 policiais federais participam da ação de hoje, cujos mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos nas cidades de Vilhena/RO, Cacoal/RO, Ji-Paraná/RO, Buritis/RO e Porto Velho/RO, além do sequestro de bens e valores dos investigados no montante de até R$ 8.912.383,67 (oito milhões, novecentos e doze mil, trezentos e oitenta e três reais e sessenta e sete centavos).

O termo “Blister” é uma alusão às embalagens de medicamentos que armazenam comprimidos, sendo estes um dos principais itens das licitações fraudadas pela quadrilha investigada.

Fonte: PF
Publicada em 18 de outubro de 2019 às 07:28

 

Leia Também

Prefeitura inicia projeto piloto de regularização fundiária em áreas privadas em Porto Velho

Mais de 2.300 imóveis em áreas privadas já foram regularizados

Programa fomenta realização de curso para formação e qualificação de recursos humanos em saúde

O encontro tem por finalidade agregar as diferentes áreas multidisciplinares e transversais de atuação no campo científico

Para fortalecer combate ao crime e ressocialização, Rondônia inaugura primeira Central Integrada de Alternativas Penais

A Central Integrada de Alternativas Penais de Rondônia está localizada na Rua Paulo Leal, n° 332 – Centro, antigo prédio do Sine

Lira pede que Felipe Neto seja investigado por injúria após ser chamado de excrementíssimo

O influenciador nega que tenha tido a intenção de ofender a honra do parlamentar

Envie seu Comentário