Aneel deve autorizar hoje mais um aumento da tarifa de energia em Rondônia

Aneel deve autorizar hoje mais um aumento da tarifa de energia em Rondônia

A Agência Nacional de Energia Elétrica se reúne hoje para autorizar mais um aumento da tarifa de energia elétrica para a Energisa em Rondônia. O assunto é pauta da 38ª Reunião Pública Ordinária 2019, que se reúne a partir das 9 horas, em Brasília, na sede da Agência. Além de Rondônia, o pedido de revisão tarifária também é com relação ao Estado do Acre, onde a empresa também possui concessão. 

A denúncia foi feita ontem pelo membro da CPI da Energisa, que está investigando os desmandos da empresa na cobrança de tarifas a consumidores do Estado. Segundo ele, um novo aumento é algo impensável no atual momento, em que a empresa está sendo investigada não apenas por várias irregularidades, mas também muito criticada por um aumento de 28% no início do ano. 

No site da Aneel, as justificativas sobre os reajustes tarifárias são as mais sombrias possíveis. “Os reajustes e revisão das tarifas funcionam como medida de preservação do “equilíbrio econômico-financeiro do contrato”, e é definido como um mecanismo de atualização anual “para se restabelecer o poder de compra da concessionária”. Ou seja, é legal a cobrança, mesmo que imoral para milhares de consumidores. 

Se a Aneel autoriza esse aumento, não haverá mais condição de diálogo com a Energisa tanto em Rondônia como no Acre. Nos grupos de whattsapp criados para a discutir a situação com a sociedade, os consumidores já falam em radicalizar contra a empresa, através de métodos nada convencionais e criminosos. A situação está chegando ao seu limite. Enquanto a sociedade se debate, apenas o Legislativo parece estar ao lado do povo.

Fonte: VIA RONDÔNIA
Publicada em 15 de outubro de 2019 às 08:24

 

Leia Também

Escola do Legislativo com inscrições abertas para quatro cursos

Início das aulas será na próxima semana na sede da escola

Feira de Empreendedores acontece nesta quinta-feira, ao lado do Palácio Rio Madeira

Atividades que iniciam às 7h30 e se estendem até às 21h, incluindo atrações culturais e artísticas

Mais de 5 mil Carteiras de Passe Livre foram emitidas pelo Governo de RO em três meses de 2024

Em 2024, mais de 5.500 Carteiras de Passe Livre Intermunicipal foram emitidas pelo DER-RO

Governo de Rondônia oferece atendimentos médicos em geriatria na Policlínica Oswaldo Cruz

O atendimento além de gratuito, é de fácil acesso, podendo ser solicitado a qualquer tempo

Envie seu Comentário