Aneel deve autorizar hoje mais um aumento da tarifa de energia em Rondônia

Aneel deve autorizar hoje mais um aumento da tarifa de energia em Rondônia

A Agência Nacional de Energia Elétrica se reúne hoje para autorizar mais um aumento da tarifa de energia elétrica para a Energisa em Rondônia. O assunto é pauta da 38ª Reunião Pública Ordinária 2019, que se reúne a partir das 9 horas, em Brasília, na sede da Agência. Além de Rondônia, o pedido de revisão tarifária também é com relação ao Estado do Acre, onde a empresa também possui concessão. 

A denúncia foi feita ontem pelo membro da CPI da Energisa, que está investigando os desmandos da empresa na cobrança de tarifas a consumidores do Estado. Segundo ele, um novo aumento é algo impensável no atual momento, em que a empresa está sendo investigada não apenas por várias irregularidades, mas também muito criticada por um aumento de 28% no início do ano. 

No site da Aneel, as justificativas sobre os reajustes tarifárias são as mais sombrias possíveis. “Os reajustes e revisão das tarifas funcionam como medida de preservação do “equilíbrio econômico-financeiro do contrato”, e é definido como um mecanismo de atualização anual “para se restabelecer o poder de compra da concessionária”. Ou seja, é legal a cobrança, mesmo que imoral para milhares de consumidores. 

Se a Aneel autoriza esse aumento, não haverá mais condição de diálogo com a Energisa tanto em Rondônia como no Acre. Nos grupos de whattsapp criados para a discutir a situação com a sociedade, os consumidores já falam em radicalizar contra a empresa, através de métodos nada convencionais e criminosos. A situação está chegando ao seu limite. Enquanto a sociedade se debate, apenas o Legislativo parece estar ao lado do povo.

Fonte: VIA RONDÔNIA
Publicada em 15 de outubro de 2019 às 08:24

 

Leia Também

Indústria cai 0,5% em maio e recua pelo segundo mês seguido

Pesquisa do IBGE aponta efeitos dos juros altos na perda de ritmo

Francesca Albanese apresentará relatório a Conselho da ONU

Dalai Lama contraria China e descarta escolha de sucessor por Pequim

China reiterou que tem de aprovar a reencarnação em ritual secular

Cursos gratuitos são oferecidos pela Escola do Legislativo durante a feira agropecuária de Buritis

A 8ª edição da Expobur será realizada entre os dias 2 e 6 de julho

Envie seu Comentário