Detran destaca Dia Nacional do Ciclista e alerta para os cuidados no trânsito

Detran destaca Dia Nacional do Ciclista e alerta para os cuidados no trânsito

Milhares de pessoas em todo o país utilizam a bicicleta como meio de mobilidade urbana. Em Rondônia, a situação não é muito diferente, apesar de existir uma migração do usuário de bicicleta para a motocicleta. Pensando na segurança de todos os usuários, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) trabalha campanhas educativas específicas para cada público. Nesta segunda-feira (19), para comemorar o Dia Nacional do Ciclista, o Detran estará realizando ação educativa específica para ciclista na Rua Raimundo Cantuária com Avenida Mamoré, zona Leste de Porto Velho, às 8h30.

Durante a ação educativa, será sorteado equipamentos de segurança para incentivar as boas práticas dos ciclistas no trânsito.

O Dia Nacional do Ciclista foi criada em 2006 em homenagem ao ciclista e biólogo Pedro Davison, que morreu no dia 19 de agosto ao ser atropelado por um motorista embriagado.

Desde então, os órgãos responsáveis pelas políticas de trânsito tem trabalhado para conscientizar os ciclistas e também para punir com mais rigor os crimes desta natureza. Mas o foco dos órgãos de trânsito é evitar que fatalidades ocorram é o caminho será a conscientização e a educação de trânsito.

O Detran, por meio da Diretoria Técnica de Educação de Trânsito (Dtet), estará realizando blitz educativa específica para ciclista na manhã desta segunda-feira em uma das vias que tem um dos maiores fluxos de ciclistas da capital de Rondônia. A diretora Técnica de Educação de Trânsito, Claudiene Dias, disse que o trabalho de conscientização deve ser realizado todos os dias, “mas em datas específicas, é feito um trabalho voltado ao assunto, como foi feito no dia do Pedestre e agora do Ciclista e assim por diante”, destacou.  

O diretor geral do Detran, coronel Neil Aldrin Faria Gonzaga, destacou a importância da educação de trânsito em todas as categorias de usuários do trânsito, mas pontuou os pedestres e ciclistas que são mais vulneráveis nas vias, “um pedestre ou um ciclista quando se envolve em um acidente de trânsito com um veículo, por exemplo, as consequências geralmente são graves, por isso a importância de termos um trânsito humanizado e educado com respeito a todos os usuários da via”, afirmou Neil Gonzaga.

O Brasil tem mais de 70 milhões de ciclistas, em Rondônia é grande o número de pessoas que fazem uso desse tipo de transporte, mas com o passar dos anos, ouve uma migração dos usuários de bicicleta para motocicleta, mesmo havendo essa migração o número de acidentes de trânsito envolvendo bicicletas que resultam em mortes é considerado.

Segundo o Coordenador de Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito do Detran de Rondônia (Renaest), Iremar Torres Lima, dados estatísticos mostram uma redução significativa no número de acidentes envolvendo ciclista no estado no período de 2009 a 2017 caindo de 1.510 acidentes para 587, uma redução de – 61,1%. Mesmo havendo redução no número de acidentes não fatais envolvendo ciclistas o número de mortes de pessoas conduzindo bake no trânsito passou de 32 em 2010 para 42 em 2017, um aumento no período de 31,3%.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia
Publicada em 16 de agosto de 2019 às 17:04

 

Leia Também

Desmatamento da Amazônia subiu 29,5% entre 1º de agosto do ano passado e 31 de julho deste ano

Percentualmente, é também o maior salto de um ano para o outro dos últimos 22 anos.

Unidade de Saúde Albert Sabin realizou mais de 90 procedimentos em programação alusiva ao “Novembro Azul”

O evento foi organizado pela equipe da unidade em parceria com agentes de saúde e profissionais da Semusa

Falta de chuva prejudica plantio de soja em Rondônia

O serviço atrasou cerca de 10 dias e a primeira área plantada foi em Rio Crespo, ainda em setembro. Rondônia é o terceiro maior produtor de soja da Região Norte.

Alunos do 4° ano da escola Ensina-me a Viver visitam exposição interativa na Fundação Cultural de Vilhena

A visita teve como objetivo proporcionar contato com a arte: peças de metal despertaram a curiosidade dos pequenos

Envie seu Comentário