
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município de Rolim de Moura (RO), está realizando neste mês diversas ações e atividades em alusão à Campanha “Setembro Amarelo” que tem como finalidade a conscientização sobre a Prevenção ao Suicídio. É neste mês que ações em diferentes esferas sociais buscam promover a saúde mental e dar destaque a centros que oferecem ajuda a quem precisa. O mês foi escolhido em razão do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, celebrado todo ano em 10 de setembro.
A equipe do Caps ministrou palestras com psicólogas para lideranças da comunidade, líderes religiosos, pastores membros da Ordem dos Ministros Evangélicos (Omerom) e para profissionais da educação, na coordenaria regional.
A psicóloga Patrícia Lizieux abordou o tema Comportamento Suicida: abordagem, fatores de risco e intervenção preventiva. A psicóloga Michelle Fernanda Arruda ministrou a palestra: Comportamento Auto lesivo e Suicídio: O papel da escola frente a esses casos. “Em Rolim de Moura, de acordo com dados das autoridades, há um grande número de jovens que se auto lesionam, então é importante que os educadores saibam dos sintomas, e se necessário comunicar a direção da escola e os pais”, afirmou a profissional.
A programação para o setembro Amarelo terá várias minipalestras e orientações que serão ministradas no próprio CAPS e ainda haverá palestras para os agentes comunitários de saúde. O CAPS de Rolim de Moura atende 60 pessoas ao dia.
Patrícia Lizeux lembrou que o Setembro Amarelo é uma campanha voltada para a prevenção ao suicídio que iniciou desde 2015 e alertou que nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. O dado, da Organização Mundial da Saúde (OMS), indica que a prevenção é fundamental para reverter essa situação, garantindo ajuda e atenção adequadas.
Diante dessa realidade o CAPS de Rolim de Moura tem aderido essa causa e desenvolvido mais uma vez atividades voltadas a esse tema. Este ano estão sendo realizadas palestras para público alvo que atuam como agentes de prevenção nessa área.
Outro lembrete que ela fez é sobre o CVV - Centro de Valorização da Vida que disponibiliza apoio emocional e prevenção do suicídio 24h pelo número 188.
Fonte: Decom - Rolim de Moura
Publicada em 05 de September de 2019 às 13:53