Programa Água para Todos tem projeto técnico social concluído em Rondônia

Programa Água para Todos tem projeto técnico social concluído em Rondônia

A fase de seleção de comunidades tradicionais, realização de diagnósticos e elaboração dos projetos de engenharia para implantação do programa “Água para Todos” em Rondônia foi concluída, na última semana, com a entrega pela empresa contratada do projeto técnico social à Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog). O órgão é responsável por coordenar a execução do convênio firmado entre o Estado de Rondônia e Governo Federal, por meio do Ministério da Integração Nacional, que prevê investimento de R$ 16 milhões para construção de sistemas simplificados de abastecimento de água nas comunidades com famílias em situação de vulnerabilidade social.

Em reunião, realizada com o Comitê Executivo Estadual, a equipe da Coordenadoria de Captação de Recursos da Sepog, apresentou os projetos entregues, que se encontram em análise pela coordenação, e fez um panorama das principais ações do projeto em andamento. O coordenador Ibaldeci Ferreira explicou que a empresa responsável pela elaboração dos projetos também fará a fiscalização e acompanhamento das instalações dos sistemas. “Nos próximos meses serão realizados os procedimentos licitatórios para contratação da empresa que irá executar a implantação dos sistemas simplificados. A perspectiva de conclusão é o final do próximo semestre”, ressaltou Ibaldeci.

O comitê executivo é formado também pelas secretarias estaduais de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), de Assistência Social (Seas), além de representantes da Companhia de Água e Esgotos de Rondônia (Caerd), Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Serviços Geológico do Brasil (CPRM), Associação Rondoniense de Municípios (AROM) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro).

O PROGRAMA

O programa tem como objetivo promover a universalização do acesso à água em áreas rurais para consumo humano e para a produção agrícola e alimentar, visando ao pleno desenvolvimento humano e à segurança alimentar e nutricional de famílias em situação de vulnerabilidade social.

Nesta fase, foram selecionadas 16 comunidades localizadas nos municípios de Theobroma, São Francisco do Guaporé, Guajará-Mirim, Alvorada do Oeste, Urupá, Nova Brasilândia, Rolim de Moura e Candeias do Jamari. No total, 1.808 famílias serão beneficiadas com a implantação de 52 sistemas simplificados.

Presente à reunião, o secretário da Sepog, Pedro Pimentel, reforçou a necessidade do empenho de todos, incluindo do comitê executivo, para celeridade na conclusão do programa.

Fonte: Secom - Governo RO
Publicada em 05 de novembro de 2018 às 16:34

 

Leia Também

Entrega de tablets fortalece educação em Rondônia: “Recursos digitais acessível a todos”

"Esse Governo realmente olhou para a questão das tecnologias e investiu

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

Desde 2019, 6.041 imóveis já foram regularizados nos distritos

Prefeitura realiza vacinação antirrábica na zona rural de Porto Velho

Ação acontece até o dia 29 de abril na Vila da Cachoeira do Teotônio, Assentamento Santa Rita, Linha do Táxi, Morrinhos e outras localidades

Prefeitura de Porto Velho divulga resultado final dos aprovados de processo seletivo

Após análise da documentação, Semad divulgou os nomes dos aprovados

Envie seu Comentário