Justiça do Distrito Federal mantém prisão de hackers de Bolsonaro e Moro

Justiça do Distrito Federal mantém prisão de hackers de Bolsonaro e Moro

A Justiça do Distrito Federal decidiu manter preso todos os suspeitos de invasão aos celulares de autoridades, descobertos em julho deste ano. A deliberação vai contra a opinião da Polícia Federal. A corporação acredita que somente Walter Delgatti Neto, conhecido como Vermelho, e Gustavo Elias Santos têm elementos necessários para a carceragem.

Além deles, Danilo Cristiano Marques e Suelen de Oliveira são investigados na Operação Spoofing. Eles são suspeitos de hackear o celular do ministro da Justiça, Sergio Moro, do coordenador da força-tarefa da Lava-Jato, Deltan Dellagnol, e outras autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário.

A decisão do juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal do DF, segue entendimento do Ministério Público Federal (MPF), que pediu a manutenção da prisão de todos os suspeitos. De acordo com a Defensoria Pública, que defende Danilo, pelo fato das investigações ainda estarem em andamento, a palavra final deveria ser da PF, responsável pela apuração do caso.

“Os argumentos usados para manter a prisão estão baseados em suposições e ilações indevidas e inapropriadas para o momento processual, tendo em vista que sequer há provas concretas da participação de Danilo em qualquer conduta criminosa. Só nos resta concluir que se trata de medida para agradar alguns atores políticos. Iremos agora recorrer aos Tribunais Superiores para que o constrangimento ilegal a que está sendo submetido seja cessado”, informou a nota.

Segundo o (MPF), os suspeitos teriam se aproveitado da “vulnerabilidade da rede” para ter acesso ao aparelho telefônico e clonarem os números das vítimas. Conhecendo a falha, os criminosos utilizaram um programa que permite a edição do número que efetua a ligação, burlando o sistema de identificação de chamadas.

Os investigados dispararam 5.616 ligações para os telefones das vítimas por meio de robôs. Dessa forma, as linhas ficaram congestionadas e foi possível acessar o aplicativo Telegram.

Eles estão detidos desde o dia 23 de Julho, em Brasília. O Vermelho segue encarcerado na Superintendência da PF e os demais foram para a Papuda e para a Colmeia.

Fonte: Metrópoles
Publicada em 11 de setembro de 2019 às 15:20

 

Leia Também

Polícia Federal e Polícia Militar combatem o tráfico de drogas em Rondônia

Duas pessoas foram presas em flagrante com mais de 120kg de “skunk"

FICCO/RO realiza operação em combate ao crime organizado na capital

Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão. Uma pessoa foi presa em flagrante

Governador Marcos Rocha recebe secretários de justiça e apresenta resultados em projetos de ressocialização

O Governo do Estado tem garantido as condições necessárias para que eles possam realizar o trabalho de forma eficiente”, relembra

Polícia Militar de Rondônia utiliza instrumento há 8 anos para agilizar atendimento à população

De 1º de janeiro de 2019 a 22 de abril de 2024, um total de 27.746 registros efetuados pelo TCO

Envie seu Comentário