Inovações tecnológicas são apresentadas para policiais e bombeiros em Pimenta Bueno

Inovações tecnológicas são apresentadas para policiais e bombeiros em Pimenta Bueno

Equipar a segurança pública de Rondônia com o que há mais de mais moderno, preciso e eficiente. Essa é a proposta do projeto PM-RO Mobile que tem substituído a tradicional forma de registrar as ocorrências policiais através de papel e caneta pela digitalização. Mais de 400 kits de tecnologia embarcada serão distribuídas no Estado. Os tabletes começaram ser entregues no dia 11, em Vilhena, e nesta segunda-feira (22) foi a vez da cidade de Pimenta Bueno.

Em solenidade realizada no auditório da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), o governador de Rondônia, Daniel Pereira, fez a entrega de mais oito kits de tecnologia embarcada, além de oito computadores para Polícia Militar e três para o Corpo de Bombeiros.  ‘‘É uma verdadeira revolução e certamente melhorará o serviço prestado à população’’, disse o comandante da PM, coronel PM Mauro Ronaldo Flores Correa.

‘‘A informação já nasce digital. No momento que a ocorrência for registrada já estará no banco de dados. Isso vai facilitar o trabalho do policial que está na ponta, fazendo o patrulhamento. O mobile permite fazer pesquisa nominal, acessar dados através da placa do veículo e qualificar de forma mais técnica a ocorrência’’, disse o secretário executivo do gabinete do governador, capitão Marcelo Victor Duarte Correa.

‘‘Nós estamos aposentando papel, caneta e prancheta e todo mundo vai ganhar com isso. O Ministério Público vai ganhar informações mais precisas para poder fazer denúncias, o Tribunal de Justiça vai receber provas muito mais robustas’’, aponta o governador.

SISTEMA DE ANÁLISE CRIMINAL

O governador anunciou ainda que agora Rondônia conta com um Sistema de Análise Criminal que custaria cerca de R$ 5 milhões, mas que através de um trabalho conjunto com o Ministério Público foi possível criar a ferramenta a custo zero. ‘‘Ao registrar uma ocorrência, esse sistema georreferencia. É um grande avanço na prestação de serviços na área de segurança pública’’, conta.

O coordenador do projeto e promotor da 20ª Promotoria de Justiça, Shalimar Christian Priester Marques, disse que a ferramenta foi inspirada em um modelo criado em Santa Catarina, possui um banco de dados com informações desde janeiro de 2015 até o atual mês, possibilita relatórios dinâmicos, direcionados e com dados que possibilita um trabalho preventivo e preciso da Polícia Militar.

‘‘Isso permite direcionar nosso trabalho nos horários e locais que mais necessitam de patrulhamento’’, afirma o comandante da PM. O Sistema de Análise Criminal já está disponível aos policiais através de link, mas deve virar o app inserido no mobile.

INOVAÇÕES

O governador acredita que estado pode chegar a ter o melhor padrão de segurança pública do país. Anunciou que serão distribuídos mil kits de câmera individual (Body Cam) que faz o registro audiovisual da abordagem policial. ‘‘Muitos só conheciam essa tecnologia em filmes, em até 30 dias, será uma realidade em Rondônia’’, garante.

O estado também se prepara para fechar o cerco contra criminosos que furtam e roubam veículos. O projeto ‘‘Cerca Virtual’’ consiste na distribuição de câmeras de leitura de placa de veículos em locais estratégicos do Estado e através da integração de informações com o sistema do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

O governador disse ainda que R$ 27, 9 milhões das emendas parlamentares impositivas serão destinadas a projetos integradores e prioritários da segurança pública. ‘‘Eu espero que até o final desse ano  100% daquilo que acontece de atividade criminosa no estado de Rondônia os gestores passem a saber de imediato, no Ministério Público, Poder Judiciário, assim como os comandantes. Vamos trabalhar pontualmente, resolver os problemas de insegurança pública e esse é um trabalho coletivo’’ disse.

Fonte: Assessoria
Publicada em 23 de outubro de 2018 às 09:27

 

Leia Também

Entrega de tablets fortalece educação em Rondônia: “Recursos digitais acessível a todos”

"Esse Governo realmente olhou para a questão das tecnologias e investiu

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

Desde 2019, 6.041 imóveis já foram regularizados nos distritos

Prefeitura realiza vacinação antirrábica na zona rural de Porto Velho

Ação acontece até o dia 29 de abril na Vila da Cachoeira do Teotônio, Assentamento Santa Rita, Linha do Táxi, Morrinhos e outras localidades

Prefeitura de Porto Velho divulga resultado final dos aprovados de processo seletivo

Após análise da documentação, Semad divulgou os nomes dos aprovados

Envie seu Comentário