Dr. Neidson volta a indicar implantação de clínica de hemodiálise em Guajará-Mirim

Dr. Neidson volta a indicar implantação de clínica de hemodiálise em Guajará-Mirim

O deputado Dr. Neidson (PMN) indicou ao Governo do Estado, que por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), seja elaborado um projeto para a instalação de uma clínica de hemodiálise no município de Guajará-Mirim. O projeto, segundo o parlamentar, deverá ser inserido no Plano Plurianual (PPA), para ingressar no exercício de 2019.

Dr. Neidson explica que a propositura reitera uma indicação já feita em 2018 e visa atender os pacientes renais crônicos que reivindicam a disposição do serviço de hemodiálise em Guajará-Mirim.

“O deslocamento até Porto Velho não deixa de gerar sofrimento para essas pessoas que já enfrentam tantos transtornos e incômodos causados pela doença. O transporte de longa distância é cansativo, indigno e gera gastos que podem ser evitados com a presença de clínica de hemodiálise em Guajará-Mirim”, destacou Dr. Neidson.

Segundo o parlamentar, existe cerca de 120 mil pacientes em todo o Brasil e em Rondônia mais de mil renais crônicos dependem do procedimento de hemodiálise e, de acordo com o deputado, no Brasil, não existe tratamento com medicamento que reverta a situação dos pacientes que sofrem de problemas renais.

“É um problema crônico e requer, na maioria das vezes, o transplante de rins. Sendo assim, queremos com essa indicação diminuir o sofrimento de todos os pacientes que necessitam de hemodiálise e residem em Guajará-Mirim e região”, concluiu Dr. Neidson.

Fonte: Decom/ALE
Publicada em 12 de abril de 2019 às 09:24

 

Leia Também

Conferência da Juventude discutirá políticas públicas para Ji-Paraná

O objetivo, segundo o membro da comissão organizadora, Patrick Magalhães da Silva, é debater políticas públicas para a juventude e elaborar propostas para os próximos dois anos.

PDT se reúne para definir punição a deputada de RO e outros sete que votaram a favor da reforma

Ex-ministro Ciro Gomes defende que todos deixem espontaneamente o partido

Deputado Jhony Paixão garante segunda unidade do Colégio Tiradentes em Jí-Paraná

Inicialmente a escola atenderá 1.400 alunos e seguirá todos os parâmetros metodológicos e educacionais das unidades já existentes.

TCU rejeita pedido de Cassol, mantém multa e proibição de exercer cargo por cinco anos

Cassol atualmente cumpre pena pelo crime cometido entre os anos de 1998 e 2000 quando era prefeito

Envie seu Comentário