Dr. Neidson volta a indicar implantação de clínica de hemodiálise em Guajará-Mirim

Dr. Neidson volta a indicar implantação de clínica de hemodiálise em Guajará-Mirim

O deputado Dr. Neidson (PMN) indicou ao Governo do Estado, que por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), seja elaborado um projeto para a instalação de uma clínica de hemodiálise no município de Guajará-Mirim. O projeto, segundo o parlamentar, deverá ser inserido no Plano Plurianual (PPA), para ingressar no exercício de 2019.

Dr. Neidson explica que a propositura reitera uma indicação já feita em 2018 e visa atender os pacientes renais crônicos que reivindicam a disposição do serviço de hemodiálise em Guajará-Mirim.

“O deslocamento até Porto Velho não deixa de gerar sofrimento para essas pessoas que já enfrentam tantos transtornos e incômodos causados pela doença. O transporte de longa distância é cansativo, indigno e gera gastos que podem ser evitados com a presença de clínica de hemodiálise em Guajará-Mirim”, destacou Dr. Neidson.

Segundo o parlamentar, existe cerca de 120 mil pacientes em todo o Brasil e em Rondônia mais de mil renais crônicos dependem do procedimento de hemodiálise e, de acordo com o deputado, no Brasil, não existe tratamento com medicamento que reverta a situação dos pacientes que sofrem de problemas renais.

“É um problema crônico e requer, na maioria das vezes, o transplante de rins. Sendo assim, queremos com essa indicação diminuir o sofrimento de todos os pacientes que necessitam de hemodiálise e residem em Guajará-Mirim e região”, concluiu Dr. Neidson.

Fonte: Decom/ALE
Publicada em 12 de abril de 2019 às 09:24

 

Leia Também

Adelino Follador participa das discussões do PPA em Ariquemes

Série de reuniões ajuda na construção do Plano Plurianual do Estado

  Audiência Pública promove lançamento do Caderno de Conflitos no Campo Brasil 2018

Relatório reúne dados sobre os conflitos e violências sofridas pelos trabalhadores e trabalhadoras em 2018

Aprovado projeto do deputado Anderson que derruba norma da Sejus

Segundo o deputado, a portaria fere diretamente ao direito de pleno gozo de descanso remunerado dos servidores

Deputada desmente informação sobre disputar a prefeitura de Vilhena

Parlamentar afirma que cumprirá a missão para a qual foi eleita

Envie seu Comentário