Cônsul de Cuba explica retirada dos médicos ao deputado Lebrão

Cônsul de Cuba explica retirada dos médicos ao deputado Lebrão

O cônsul de Cuba para a Região Norte há mais de 4 anos, Turcios Miguel Esquivel López, sediado em Manaus, esteve na manhã desta terça-feira (18) no gabinete do deputado José Lebrão (MDB), 1º secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. Turcios lamentou o fim da parceria entre Brasil e Cuba no programa “Mais Médicos”, que prejudicou o atendimento ao povo brasileiro.

A iniciativa de retirar os médicos, ocorreu após o presidente diplomado Jair Bolsonaro (PSL) afirmar que não manteria a parceria. “Decidimos pela retirada dos médicos, pois havia o temor com a situação dos profissionais, que ficaram sem emprego”, argumentou o cônsul. “É um processo doloroso, mas tivemos que proteger nossos profissionais, que ficaram desempregados e sem condições de ajudar o povo brasileiro como é o propósito do programa”, acrescentou. 

O deputado Lebrão disse que Rondônia foi bastante prejudicada com o fim do Mais Médico, que contava com 156 profissionais em diversos municípios do Estado. Segundo o deputado, a situação para Rondônia já é complicada, pois há carência de profissionais nos municípios, “porque os médicos brasileiros querem apenas dar plantão, e não expediente integral”, argumentou.

Lebrão disse estar preocupado com a situação em Rondônia, pois os municípios enfrentam problemas econômicos e financeiros, e agora terão mais um, que é na área de saúde, devido ao fim do Mais Médico. “Muitas prefeituras não irão conseguir superar a dificuldade criando sérios prejuízos para a população”, alertou.

A fim da parceria com o Brasil do Mais Médicos tirou a oportunidade de o governo cubano ajudar o Brasil, como ocorre em 65 países e com a presença de 55 mil médicos. A parceria é desenvolvida, argumenta Turcios, “inclusive em países asiáticos e também no Haiti, onde há 400 médicos cubanos atuando no atendimento à população”.

Fonte: Assessoria 
Publicada em 19 de December de 2018 às 08:52

 

Leia Também

Ieda Chaves afirma que “S.O.S Rio Grande do Sul” já arrecadou 14 toneladas de doações

Entre os suprimentos, já foram enviados aos gaúchos 60 mil litros de água mineral

Laerte Gomes prestigia inauguração da Escola Municipal Marechal Hermes da Fonseca

Instituição de ensino de Nova Brasilândia D’Oeste passou por reforma executada através de recurso destinado pelo parlamentar

Alero aprova requerimento do deputado Ismael Crispin e implanta ponto de arrecadação

Campanha SOS Rio Grande do Sul

Com investimento de R$ 3,2 milhões do deputado Ezequiel Neiva, asfalto nos acessos da CTR de Vilhena é iniciado

Recurso é via emenda do parlamentar

Envie seu Comentário