Cidade segura: Governo do Estado deflagra operação “Fio Desencapado”

Cidade segura: Governo do Estado deflagra operação “Fio Desencapado”

O governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec, em parceria com a prefeitura de Porto Velho, iniciou mais uma operação do programa Cidade Segura. A operação “Fio Desencapado” tem como foco, a redução dos crimes de furto de fios elétricos e hidrômetros de fornecimento de água, realizando a fiscalização nos pontos de comercialização de sucatas e ferros-velhos. A ação é coordenada pelo Comando Regional de Policiamento I, e tem participação dos Batalhões Especializados da Polícia Militar e secretarias municipais. Os estabelecimentos fiscalizados já foram denunciados pela população anteriormente.

Os  furtos de fios elétricos e hidrômetros de água trazem prejuízos financeiros para a população, e também aos cofres públicos, além de representarem riscos à segurança pública, uma vez que esse tipo de crime pode deixar a fiação exposta, podendo causar acidentes elétricos e também resultar na  falta de água para a comunidade.

De acordo com o comandante Regional de Policiamento I, coronel PM Robinson Brancalhão da Silva , essa operação é multi-agência e conta com dezessete equipes de polícia, fiscalizando lugares específicos para localizar materiais furtados, apreendendo e prendendo os envolvidos. “A prefeitura e suas respectivas secretarias, empresas privadas, participam desta operação, já que o comércio desses materiais se torna cada vez mais atrativo. O preço do cobre está custando mais de $55,00 reais o quilo, e acaba fomentando um mercado ilícito”, disse ele.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a atuação das operações tem como objetivo reduzir os crimes de furto, agindo de forma ostensiva e rápida, fortalecendo a fiscalização e combate as ações criminosas para proteger  à população.

O secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec, Felipe Vital destacou que a população pode colaborar denunciando práticas suspeitas, e informando sobre a venda de materiais que possam ser provenientes de furtos. “A cooperação entre diferentes setores, fortalecem as operações de fiscalização e facilitam a identificação de práticas ilegais”, afirmou.

Fonte: Secom
Publicada em 29 de March de 2023 às 11:44

 

Leia Também

FICCO/RO realiza operação para combater crime organizado em Porto Velho/RO

Foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão. Cinco pessoas foram presas

Condenações são confirmadas pelo TJ de Rondônia no caso da Operação Detalhes

Desembargadores mantêm sentenças sobre acusados de corrupção em Cacoal

PM apreende embarcação e prende homem suspeito de roubo de soja, no Rio Madeira

Suspeito contou que pegaria 20 sacos de soja para entregar ao vizinho

Alunos são flagrados com vapers em escola de Cacoal

Os cigarros eletrônicos foram apreendidos e entregues à Delegacia da Polícia Civil de Cacoal

Envie seu Comentário