Sindicato conquista mais uma vitória na Justiça que garante o pagamento dos intervalos de 15 minutos suprimidos à bancária

Sindicato conquista mais uma vitória na Justiça que garante o pagamento dos intervalos de 15 minutos suprimidos à bancária

O Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO) atuando como substituto processual ou apenas como assistente, tem conquistado vitórias importantes que asseguram, para as bancárias rondonienses, o pagamento dos intervalos de 15 minutos (assegurados no Artigo 384 da CLT) antes de uma sobrejornada de trabalho, e que vêm sendo suprimidos pelos bancos.

A exemplo do que aconteceu nos últimos dias com o Banco da Amazônia e com o Bradesco, a Justiça Trabalhista condenou a Caixa Econômica Federal a pagar, como horas extras, os intervalos de 15 minutos que, neste caso, não foram respeitados pelo banco no período de 12 de julho de 2014 até 10 de novembro de 2017.

A bancária foi contratada para cumprir jornada diária de seis horas. Entretanto, em razão da concessão de função gratificada, passou a cumprir expediente de oito horas, o que resultou no ajuizamento da ação 0000998-45.2017.5.14.0005, que culminou com o reconhecimento ao pagamento da 7ª e 8ª horas trabalhadas como horas extras.

O banco também contestou o pedido, por ter havido a revogação do artigo 384 da CLT, com a vigência da Lei 13.467/2017, a conhecida reforma trabalhista.

“O direito material não é atingido, na medida em que a relação jurídica em apreço ocorre em período anterior à reforma legislativa. Assim, o descumprimento do artigo 384 da CLT vigente à época, implica no pagamento do período correspondente, por não caracterizar infração administrativa passível de multa. Pelo exposto, acolho o pedido formulado, condenando o reclamado ao pagamento do intervalo diário de quinze minutos previsto no artigo 384 da CLT, no período de 12/07/2014 até 10/11/2017, com o adicional de 50%, divisor de 180 e globalidade salarial na base de cálculos. Em razão da natureza salarial e habitualidade, incidem reflexos sobre gratificações natalinas, férias, terço constitucional de férias, repouso semanal remunerado e FGTS”, sentenciou o Juiz do Trabalho Substituto Cleiton William Kraemer Poerner, da 5ª Vara do Trabalho de Porto Velho (TRT 14), no dia 14 de agosto.

A ação foi conduzida pelo advogado Castiel Ferreira de Paula, do Escritório Fonseca & Assis Advogados Associados, que presta assessoria jurídica ao SEEB-RO.

Rito Sumário 0000288-54.2019.5.14.0005

Fonte: Assessoria
Publicada em 16 de agosto de 2019 às 11:30

 

Leia Também

Entrega de tablets fortalece educação em Rondônia: “Recursos digitais acessível a todos”

"Esse Governo realmente olhou para a questão das tecnologias e investiu

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

Desde 2019, 6.041 imóveis já foram regularizados nos distritos

Prefeitura realiza vacinação antirrábica na zona rural de Porto Velho

Ação acontece até o dia 29 de abril na Vila da Cachoeira do Teotônio, Assentamento Santa Rita, Linha do Táxi, Morrinhos e outras localidades

Prefeitura de Porto Velho divulga resultado final dos aprovados de processo seletivo

Após análise da documentação, Semad divulgou os nomes dos aprovados

Envie seu Comentário