Mercosul repudia atos na Nicarágua e adverte sobre risco à democracia

Mercosul repudia atos na Nicarágua e adverte sobre risco à democracia

Reunidos em Montevidéu, os chanceleres do Brasil, da Argentina, do Paraguai e do Uruguai repudiaram o agravamento da crise na Nicarágua e a detenção de defensores de direitos humanos no país. Em comunicado, os ministros das Relações Exteriores do Mercosul, bloco que reúne os quatro países, advertem sobre os riscos à democracia.

“Os chanceleres reiteram seu rechaço à continuada limitação das liberdades individuais que sofre o povo da Nicarágua e à crescente violência da repressão policial, incompatíveis com um sistema democrático de governo e que provocaram um número elevado de vítimas desde o último mês de abril.

Antes, eles ressaltam: “[Os chanceleres] expressam seu repúdio às ações repressivas do governo nicaraguense contra seus opositores, e sua preocupação pela detenção de defensores dos direitos humanos”.

Desde abril, a Nicarágua vive em clima de crise política e social. Protestos ocorrem praticamente todos os dias no país e há embates entre manifestantes e agentes de segurança. Há denúncias de violações de direitos humanos e repressão.

Em julho, a estudante brasileira Raynéia Gabrielle Lima morreu, atingida por uma bala no peito, no caminho para casa

No domingo (14), a polícia da Nicarágua dissolveu um protesto e prendeu 38 pessoas, entre elas nomes apontados como líderes de movimentos opositores ao presidente Daniel Ortega. Com informações da Agência Brasil.

Fonte: Mundo ao Minuto
Publicada em 16 de outubro de 2018 às 09:59

 

Leia Também

Entrega de tablets fortalece educação em Rondônia: “Recursos digitais acessível a todos”

"Esse Governo realmente olhou para a questão das tecnologias e investiu

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

Desde 2019, 6.041 imóveis já foram regularizados nos distritos

Prefeitura realiza vacinação antirrábica na zona rural de Porto Velho

Ação acontece até o dia 29 de abril na Vila da Cachoeira do Teotônio, Assentamento Santa Rita, Linha do Táxi, Morrinhos e outras localidades

Prefeitura de Porto Velho divulga resultado final dos aprovados de processo seletivo

Após análise da documentação, Semad divulgou os nomes dos aprovados

Envie seu Comentário