A Força Aérea Brasileira (FAB) alcançou a marca de 2.072 brasileiros repatriados, além de 24 animais de estimação, na Operação “Raízes do Cedro”, realizada em um período de apenas um mês. Este número foi alcançado no décimo voo da missão, concluído nesta terça-feira (05), que também transportou 27,3 toneladas de doações essenciais para o Líbano. A operação, coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores através da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), conta com a colaboração dos Ministérios da Saúde e da Defesa, visando fornecer apoio humanitário e resgatar pessoas em meio ao conflito agravado no país.
Segundo a FAB, além dos 213 brasileiros e quatro animais, o décimo voo também transportou insumos hospitalares, incluindo 3.734 ampolas de filgrastim e 146 ampolas de anfotericina B lipossomal, bem como cestas básicas. Esses donativos foram coletados pela Embaixada do Líbano em Brasília e pelo Consulado-Geral do Líbano em São Paulo, em parceria com a Associação Unidos pelo Líbano (UpL).
Desde o início da operação, mais de 110 toneladas de suprimentos de saúde e alimentos foram enviadas ao Líbano, atendendo a um pedido da Embaixada local, sem comprometer o abastecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil.
A Operação “Raízes do Cedro” é uma iniciativa do Governo Federal que demonstra a capacidade de atuação integrada da FAB com outros ministérios, superando as expectativas iniciais de repatriar cerca de 500 brasileiros por semana.
As missões regulares são conduzidas com o apoio do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), utilizando aeronaves KC-30, operadas pelo Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT) – Esquadrão Corsário – sediado na Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro, e o KC-390 Millennium, operados pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus – da Base Aérea de Anápolis (BAAN).
Fonte: Brasil247
Publicada em 05 de November de 2024 às 08:34