Veja com o ficou as intenções de voto para o Senado em Rondônia

Veja com o ficou as intenções de voto para o Senado em Rondônia

O Instituto Phoenix divulgou no final da tarde desta segunda-feira 05.09 a pesquisa estimulada de intenção de votos para os candidatos ao Senado em Rondônia. As intenções de voto para o Senado é o Item 04 da pesquisa geral realizada pelo Instituto para todas as disputas que envolvem também a Câmara Federal, a Assembleia Legislativa e o Governo do Estado. 
Na primeira colocação está o ex-senador Expedito Junior (PSD), com 30,8% das intenções de voto. Logo atrás aparecem o senador Acir Gurgacz (PDT) com 26%, e a deputado federal Mariana Carvalho (Republicanos) com 18,2%. Em quarto lugar está Jaime Bagattoli (PL) com 11,6%, seguido da deputada federal Jaqueline Cassol (PP) 8,5%. 
Mais abaixo estão, Pastor Josinélio (PMB) com 2% e Rosangela Lázaro (AGIR) com 1,20%. Outros nomes (que sequer foram estimulados na pesquisa) receberam juntos 1,70% das intenções de voto. Os percentuais referem-se ao IVD – Índice de Votos Definidos – um sistema onde não é levado em conta a tendência dos indecisos. 
Na tabela abaixo, confira todo os percentuais da pesquisa, inclusive com o dos indecisos. 


A tabela acima mostra como ficou a votação dos candidatos em cinco regiões do Estado: Vale do Madeira (Porto Velho, Guajará-Mirim, e Nova Mamoré), seguido da região da Grande Ariquemes, Região Central, Zona da Mata e Cacoal, e região do Cone Sul. 
Se for esmiuçar a votação de cada região, percebe-se que Expedito Junior é bem votado na maioria das regiões, apesar dele perder em Porto Velho para Mariana Carvalho que é disparada a melhor colocada, conforme a tabela abaixo. 


Em compensação, Expedito Junior, por exemplo, é o terceiro na região do Cone Sul, e Mariana apenas a 5ª. colocada. Naquela região, o mais votado das intenções de voto é o empresário Jaime Bagatolli, de Vilhena. 
Isso demonstra que a maioria do eleitor está apostando seus votos em representantes de seus municípios, um fenômeno da política, conhecido como bairrismo.


E, por último, vem a questão do voto feminino, que não fez nenhuma diferença. Dentre os sete nomes, três são mulheres, mas a maioria do voto feminino foram para os homens. O  voto feminino em favor de Mariana Carvalho foi de apenas 15,7% e 7,3% para Jaqueline Cassol. Apesar disso, os votos femininos dados a essas candidatas superaram aos que foram dado pelos homens. 
Confira a tabela abaixo:

Fonte: DA ASSESSORIA
Publicada em 06 de setembro de 2022 às 07:01

 

Leia Também

Ribeiro do Sinpol agradece votos em sua primeira eleição

Ribeiro é sindicalista, presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado.

Gilmar da Farmácia lança campanha pelo Partido Social Cristão com apoio de vereadores e autoridades religiosas

Evento no Comitê do PSC teve participação de lideranças da igreja evangélica Assembleia de Deus. PSC LANÇA CANDIDATO em evento repleto de autoridades políticas, eclesiásticas e sociais

NÍVEL DE ACERTOS DO PHOENIX FOI EXCELENTE (Por Juvenil Coelho)

A que não se perca de vista nossa eficácia neste ramo de pesquisa descritiva, nos faz elencar que o Instituto Phoenix logrou êxito em todas estas empreitas.

RETA FINAL: Veja como ficou a última pesquisa de intenção de votos para deputado estadual em Rondônia

Segundo a pesquisa, o deputado estadual Marcelo Cruz lidera as intenções de voto com 3,70%

Envie seu Comentário