Universidades lançam carta pelo combate ao assédio

Universidades lançam carta pelo combate ao assédio

Dirigentes da Insitituições Federais de Ensino Superior, Andifes, realizada na cidade de Ouro Preto (MG), elaboraram e aprovaram, a Carta de Ouro Preto, pela Equidade de Gênero e Combate ao Assédio Sexual nas universidades federais. O documento foi discutido e finalizado após discussões que ocorreram com a participação das reitoras e vice-reitoras, além de dirigentes do Ministério da Educação, MEC.

A proposta da carta foi consolidada durante a 178ª Reunião do Conselho Pleno da Andifes, no dia 20 de fevereiro, e reforça o compromisso das universidades federais com a equidade de gênero e o combate ao assédio sexual. O documento é resultado do seminário “Políticas Universitárias e de Gestão para Promoção da Equidade de Gênero nas Universidades Federais”, realizado em janeiro na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). A leitura oficial da carta foi conduzida pelas reitoras Lúcia Pellanda (UFCSPA) e Ana Beatriz Oliveira (UFSCar), destacando a importância de ações concretas para garantir um ambiente acadêmico mais justo e igualitário.

A reitora da UNIR, professora Marília Pimentel, que esteve presente nas discussões e é uma das signatárias da Carta de Ouro Preto, destacou que o compromisso não é somente da Andifes por meio das reitoras e vice-reitoras, mas de todos os dirigentes das universidades federais. “Em cada uma das nossas instituições temos o compromisso de fazer observar a Carta de Ouro Preto, e uma das primeiras e efetiva iniciativa na UNIR é a nossa Ouvidoria Feminina. Vamos seguir tornando a nossa Universidade um lugar acolhedor para todas as mulheres, e nossa comunidade segura para todas e todos”, afirmou a reitora da UNIR.

Fonte: Assessoria
Publicada em 11 de March de 2025 às 09:06

 

Leia Também

JOVENS QUE BRILHAM: Governo de Rondônia revela talentos da música e dança com recorde de público

Mais de 2 mil pessoas prestigiaram as apresentações de jovens artistas em Cacoal; iniciativa da Sejucel promoveu visibilidade para novos talentos.

ELERO participará de evento social no Condomínio Morar Melhor em Porto Velho

Ação contará com oferta de bolsas para cursos gratuitos aos jovens da comunidade

PRF-RO orienta motoristas a evitarem a região devido ao risco de inundação

Alerta na BR-425: Trecho no km 30 está alagado e tráfego de veículos de passeio é desaconselhado

Rio Madeira chega à cota de emergência e Defesa Civil intensifica trabalho

Por conta dessa subida, já é possível perceber o efeito do isolamento de regiões do baixo Madeira, além do avanço das águas do rio em áreas próximas ao perímetro urbano de Porto Velho

Envie seu Comentário