UNIR prepara instalação de polo no Baixo Madeira

UNIR prepara instalação de polo no Baixo Madeira

A Universidade Federal de Rondônia, UNIR, iniciou na semana passada o contato com comunidades do Baixo Madeira para preparar as condições para instalação de um polo na região. Um grupo de dirigentes da universidade, diretores e representantes de núcleos instalados no campus de Porto Velho, estiveram na última semana, no dia 22 de setembro, quarta-feira, no distrito de São Carlos, em Porto Velho, para reunião com a lideranças locais. De acordo com a pró-reitora de Graduação, Verônica Cordovil, que esteve na reunião, “o objetivo é iniciar as tratativas, pois atender a região é uma das metas da UNIR a ser realizada o mais breve possível, para incluir e dar oportunidades de acesso ao ensino superior a esta população”, explicou.

Além da UNIR também estiveram no encontro com a comunidade de São Carlos representantes da Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho, Semed. As reuniões no Baixo Madeira estão previstas para acontecerem também nos distritos de Nazaré e Calama, ao longo das próximas semanas, e, neste primeiro momento, o objetivo é identificar demandas das comunidades, para então consolidar uma proposta. A equipe de trabalho, que envolve também o Ensino a Distância da UNIR enfatizou, durante a reunião com a comunidade, que as decisões para efetivação das ações serão tomadas a partir do proposto pelas populações locais.
Além das ações de ensino a proposta inicial da UNIR é levar também ao Baixo Madeira atividades de extensão e de pesquisa, muitas delas já desenvolvidas na região, mas que passariam a ocorrer a partir do polo a ser instalado. A criação de um polo da universidade no Baixo Madeira é um dos objetivos do plano de atuação da UNIR que tem prazo para implementação até 2024, e neste período a iniciativa deve ser efetivada. Neste processo a Semed vai atuar em parceria com as comunidades e a universidade, oferecendo, entre outras possibilidades, a infraestrutura para as ações da universidade.

De acordo com a reitora da UNIR, professora Marcele Pereira, a atuação da universidade em regiões como o Baixo Madeira é estratégica, e faz cumprir o papel da universidade de universalizar o acesso à educação superior. “Se estamos já instalados em oito municípios de Rondônia, não podemos deixar de atender, também, com a mesma qualidade, comunidades que não teriam acesso aos serviços da UNIR se não pela nossa presença lá, junto com elas. É o que a nossa universidade está fazendo agora e vamos efetivar muito em breve”, finalizou a reitora.

Fonte: UNIR

Fonte: UNIR
Publicada em 09 de outubro de 2021 às 17:00

 

Leia Também

Unidades de saúde do município voltam a vacinar contra a covid-19 na sexta-feira

Contingente dos que receberam uma ou nenhuma dose de imunizante preocupa para as festas de fim de ano

Trabalhadores nascidos em outubro podem sacar auxílio emergencial

Até agora, o dinheiro apenas podia ser movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite o pagamento de contas domésticas (água, luz, telefone e gás), de boletos, compras em lojas virtuais ou compras com o código QR (versão avançada do código de barras) em maquininhas de estabelecimentos parceiros.

MP expede recomendação ao Governo do Estado para que não sancione e vete Projeto de Lei que altera o Zoneamento 

A recomendação considera contrariedades e inconsistências verificadas no Projeto de Lei Complementar, submetido ao Poder Executivo Estadual em 07 de outubro.

Avenida Calama ganha iluminação pública diferenciada

Foco é mais qualidade, segurança e economia

Envie seu Comentário